Notícias urgentes

Webinário em alusão ao Dia Internacional contra Homofobia debate violência LGBT+

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, realiza nesta terça-feira (17), Dia Internacional contra a Homofobia, um webinário alusivo a data sobre o tema “Violência LGBT+: quem nos protege?”. O evento será às 14h, com transmissão pelo YouTube da Prefeitura da Capital.

O Dia Internacional contra a Homofobia celebra a data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, em 1990. Nesta data são realizados eventos para aumentar a conscientização sobre as violações dos direitos LGBT e que estimulem o interesse pelo trabalho em prol dos direitos LGBT em todo o mundo.

Segundo o assessor jurídico da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Fábio José, a homofobia não é só praticada nas ruas, por desconhecidos, mas muitas vezes começa dentro de casa, pelos parentes. “Em abril, realizamos 46 atendimentos, com assistência jurídica. Desse total, 25 foram agressões verbais, 19 violência psicológica e três física”, revelou.

Ele lembra que homofobia é crime, inafiançável e que pode resultar em até cinco anos de prisão. “Quem for vítima de homofobia pode procurar a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa que receberá toda assistência jurídica necessária, além de atendimento psicológico”, afirmou.

O webinário “Violência LGBT+: quem nos protege?” terá como palestrantes o procurador do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, o delegado de Polícia Civil do Estado, Marcelo Falcone; a promotora de Justiça Coordenadora do Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial do Ministério Público Estadual, Liana Espínola; e o advogado e presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/PB, Ginaldo Figueiredo. O coordenador geral de Promoção da Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa, Geraldo Filho, será o mediador da palestra.

Serviço – A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa fica localizada no Parque Solon de Lucena, n° 216, Centro. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3222-8853.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *