Via mundo: Vulcão em erupção provoca tsunami em Tonga, sul do Pacífico

A erupção de um vulcão submarino em Tonga, na Oceania, causou tsunamis na capital do país, Nuku’alofa, e na Samoa Americana, segundo uma base dos Estados Unidos na Samoa. Há alertas também para ilhas próximas ao vulcão, no sul do Pacífico.

O vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, localizado a cerca de 65 km ao norte da capital tonganesa, entrou em erupção na madrugada deste sábado (15) e provocou um tsunami de 1,2 metro, segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália. A agência afirmou que monitora o evento, mas que não há ameaça de tsunami para a Austrália.

Medidores registraram ondas de tsunami de 83 centímetros em Nuku’alofa e de aproximadamente 60 centímetros em Pago Pago, capital da Samoa Americana, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Fiji emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos moradores que evitem a região do litoral devido a fortes correntes e ondas perigosas.

Na sexta-feira, cinzas, vapor e gás do vulcão se dispersaram pelo ar em uma distância de até 20 km no ar, segundo o Serviço Geológico de Tonga.

Nas redes sociais, há vídeos das ondas chegando à praia.