Vacinação contra Influenza é retomada em ‘drive thru’ em JP

A terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, em João Pessoa, é retomada nesta segunda-feira (18) nos três pontos de ‘drive thru’, Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas municipais e Centro Municipal de Imunização (CMI). Desde o início da mobilização, já foram imunizadas mais de 197 mil pessoas, o que representa 80% da população (246 mil) que compõe o público-alvo da campanha segue até o dia 5 de junho.De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino, a mudança na estratégia da vacinação, que iniciou nos ginásios das escolas municipais, passando agora para as USFs, levou em consideração os territórios de residência da população e a quantidade de pessoas que não se imunizaram até o momento.

“Este ano batemos recorde de vacinação e, como a população restante é bem menor do que nas fases iniciais, não haverá aglomeração nas Unidades de Saúde da Família. Além disso, vai facilitar o acesso das pessoas que irão procurar suas USF de referência e as equipes poderão otimizar a busca ativa daqueles que ainda não se vacinaram”, explicou o chefe de Imunização.

Horário
As pessoas que compõem o público-alvo poderão se dirigir às USFs de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Nos três pontos de ‘drive thru’ (localizados no Parque da Bica e estacionamentos do Manaíra Shopping e Mangabeira Shopping), a vacinação acontecerá de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h. Nas policlínicas, o atendimento é das 7h às 17h. Já no Centro Municipal de Imunização (CMI), a vacina será aplicada das 8h às 15h50.

Público-alvo
O público-alvo da terceira etapa da campanha é formado por crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 até 59 anos. Para ser imunizado, o usuário deve comprovar que está inserido no grupo prioritário no momento da imunização.

D R T . R J .15855 Ivomar Gomes Pereira.

Crianças e adolescentes com deficiência
As equipes de saúde da família continuam vacinando, em casa, as crianças e adolescentes matriculadas na Rede Municipal de Ensino da Capital que precisam de cuidados especiais e que são acompanhadas por cuidadores durante as aulas nas creches e escolas. Por ser mais vulnerável à gripe, o grupo tem prioridade nesta terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação.

Pessoas com dificuldade de locomoção
Quem não puder se deslocar a algum ponto de vacinação por estar acamado ou em outra situação que impeça seu deslocamento, poderá agendar para receber a vacina em casa. O agendamento é feito das 8h às 16h pelo telefone (83) 3218.9807. Um outro número de WhatsApp (99666-3020) também está sendo disponibilizado para o agendamento das pessoas com deficiência auditiva.