CidadeNotícias urgentes

Usuários de Caps integram grupo musical

Sensibilidade e necessidade de expressar os sentimentos. Essa é a mistura que resultou na música da banda Passageiro 22, formada por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho, da Prefeitura de João Pessoa. O projeto teve início em 2022 e o grupo musical se apresenta com canções autorais em eventos relacionados à saúde mental.

De acordo com o músico e oficineiro responsável pelo projeto, Tiago Sombra, a banda é fruto da oficina de prática de conjunto musical. “Nas oficinas eu tento jogar com esse pessoal que eu já conheço há muitos anos e a gente trabalha com música, porque é algo que não tem fronteira e nem limite. Então começamos com a premissa de que podemos nos expressar através da apreensão de sons e do nosso ponto de vista, começando a experimentar novas sonoridades”, explicou.

Atualmente, a banda é formada por oito pessoas e que utilizam instrumentos não convencionais, a exemplo de guitarra slide, sintetizador, xilofone e moringa. “A gente tenta fazer um trabalho inusitado. O grupo está relacionado a várias vertentes artísticas e alguns dos integrantes são muito versáteis”, afirmou Tiago.

Os ensaios acontecem uma vez por semana e a maioria das letras das músicas da banda são compostas por Estela Brandão, que também é vocalista e criou o nome da banda. Segundo ela, ‘passageiro’ representa uma pessoa que observa o mundo através da janela de um ônibus e ‘22’ é o ano em que o grupo foi formado.

Estela conta que, para ela, a composição funciona como um processo terapêutico. “Eu gosto muito de música e também gosto muito de escrever, então comecei a mostrar a Tiago as letras que eu tinha. Tento escrever sobre os meus sentimentos e com minhas letras tento passar tudo o que estou sentindo”, disse.

Assim como Estela, outros integrantes da banda, como Williard Vieira (guitarra slide) e Leandro Gomes (sintetizador), o projeto também é uma terapia, que é levada muito a sério. “Eu sempre gostei de guitarra e já toquei em algumas bandas de rock. Mas a minha participação no Passageiro 22 vai além da música. Aqui a gente aprende um com o outro”, disse Williard. “O que mais gosto é poder criar coletivamente”, complementou Leandro.

Caps Gutemberg Botelho – No Caps Gutemberg Botelho são atendidos pacientes adultos com transtornos mentais graves e persistentes. Para ter acesso ao atendimento, a família ou o próprio paciente pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por alguma unidade de saúde da família (USF).

No centro, os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais que propiciam a integração em um ambiente social e cultural junto às famílias. O Caps Gutemberg Botelho está localizado na Avenida Minas Gerais, nº 409, no Bairro dos Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *