Taxa de isolamento cai para 56% em JP, líder em casos de coronavírus

O monitoramento inteligente de circulação de pessoas na capital paraibana mostra que, nesse último domingo (26), 56% dos pessoenses respeitaram as medidas de isolamento social determinadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em decreto. O número está abaixo dos 70%, que é o percentual ideal recomendado pelas autoridades de Saúde.Os melhores índices de isolamento foram registrados nos bairros da Penha e Seixas, com números bastante significativos e superiores aos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades sanitárias.

Nos dois bairros, o isolamento chegou a 77% dos moradores. Também com bom índice, parte do bairro Castelo Branco atingiu 73,5% de isolamento. Na contramão, o bairro Barra de Gramame registrou o pior índice, com apenas 38,6% das pessoas respeitando a medida.

O contador de casos da plataforma de vigilância epidemiológica de João Pessoa aponta que 55 bairros já registraram ao menos um caso do novo coronavírus. Até a tarde desta segunda-feira (27), a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) tinha 431 casos confirmados de coronavírus, 80% do total de 543 em todo o estado, distribuídos da seguinte forma: João Pessoa (349), Santa Rita (40); Cabedelo (19); Bayeux (15); Cruz do Espírito Santo (2); Conde (5) e Caaporã (1).

Tecnologia
O monitoramento foi desenvolvido a partir de uma parceria da PMJP, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), com a startup InLoco, que produz uma avaliação sobre o tema com o objetivo de reduzir os efeitos da Covid-19 e nortear políticas públicas. O trabalho é intensificado a partir do uso de carros de som, com conteúdo explicativo que retrata a gravidade da pandemia na capital paraibana. Como já vinha ocorrendo desde a adoção das primeiras medidas restritivas, drones também estão sendo empregados para sobrevoar a região e identificar possíveis áreas com maior número de pessoas.