EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

‘Tardezinha Inclusiva’ terá edição especial para às crianças com Síndrome de Down

A edição mensal da ‘Tardezinha Inclusiva’, dentro do projeto ‘Somos Capazes – Inclusão pela Arte’, será especial. A ação, realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), acontece no próximo domingo (27) e será dedicada às crianças com Síndrome de Down, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, cuja data é 21 de março. Mas podem participar todas as que têm alguma deficiência física ou cognitiva, já que o intuito é promover a inclusão.

A programação, que inclui música, teatro, feirinha de artesanato e até serviços de beleza, começa a partir das 15h no Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, que fica na Avenida Josefa Taveira, logo após o mercado público do bairro.

O diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que o projeto ‘Somos Capazes’ foi criado exatamente para dar visibilidade e colaborar com os pais, as mães e as associações que lidam com autistas, crianças que têm Down e outras deficiências. “O sentido é despertar neles a possibilidade de interagir com a sociedade e com outras crianças por meio das manifestações de arte e de cultura”, acrescentou.

A feirinha inclusiva é realizada pelas mães dessas crianças que, por não poderem trabalhar para cuidar dos filhos, produzem objetos diversos para vender e ajudar no sustento da família. Além da feirinha, acontece a Tarde dos Príncipes e Princesas, em que salões de beleza parceiros vão oferecer seus serviços.

“Alguns autistas têm receio na comunicação, já os que têm Down são bem expressivos e brincalhões. Vamos realizar uma tardezinha de beleza com maquiagem, corte de cabelo, escova e chapinha”, contou a jornalista Nik Fernandes, que contribuiu na elaboração do projeto e é mãe de autista.

Programação cultural – Além do momento da beleza, as crianças vão contar com música e teatro durante a tarde. A Turma Tá Blz vai animar o encontro com todos os seus integrantes, Nik Fernandes, DJ e cantor Jhony Fernandes, além de personagens para interagir com as crianças – Sonic, Ursinho Poof, Pocoyo, Gato Ben e Pernalonga. O palhaço Baba Baby fará o acolhimento das crianças e a palhaça Kika fica responsável pela recreação e brincadeiras.

Às 15h, a programação será voltada para as brincadeiras com o público menor. Já as 16h, haverá uma discoteca, a matinê para eles dançarem. Por lá, haverá ainda cama elástica e sorteios com patrocinadores.

Parceiros e ONGs – Os parceiros dessa iniciativa são: Senhor Sérgio Barbearia; Corte e Alegria; SOS Unhas; Bellas’s Studio de Beleza – Savanna Medeiros, Gerlane Fialho Make Up; e Andréa Amorim Make Up. Já as ONGs que participam do projeto são: Instituto Primeiro Olhar; Incluir – Centro Especializado em Desenvolvimento Educacional; Associação Ame Down; Associação Paraibana de Autismo (APA); Anima; Centro de Mediação e Apoio Escolar Expedicionários (CMAE); Síndrome de Down – Cromossomo 21 e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *