Software torna possível aplicação de prova teórica nos DETRANs de forma remota

Quem nunca sonhou em ter seu primeiro carro ao completar 18 anos? Tirar a carteira de motorista, além de um desejo juvenil, também é um fator importante para quem está em início de carreira. Com a pandemia, as restrições limitaram o acesso da população ao processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pensando nesta dificuldade, a empresa de tecnologia Vsoft lançou o SuperPrático Exame Teórico, um software que torna possível a realização do exame teórico do DETRAN de forma remota, garantindo a segurança do processo.

A solução desenvolvida pela Vsoft ganhou destaque no 69º Encontro Nacional dos DETRANs, evento que aconteceu em Brasília esta semana. Na ocasião, a empresa também apresentou tecnologias, soluções e melhorias desenvolvidas para o setor de trânsito.

“A pandemia acabou obrigando muitos serviços a se adaptarem à nova realidade de distanciamento social, e um dos setores que mais sofreu com essa mudança foi o setor da formação de condutores, já que o processo para habilitação do condutor era totalmente analógico, com aulas e provas que dependiam muito do atendimento presencial”, afirma Daniel Targino, diretor comercial da Vsoft.

De acordo com a Vsoft, a partir de tecnologias como esta é possível executar provas em diferentes níveis de dificuldade e de personalização, já que o software é capaz de detectar comportamentos duvidosos e fraudes. Na prática, isso significa mais segurança para a avaliação dos estudantes, mais agilidade operacional, novas possibilidades de atuação para as empresas e, até mesmo, redução de custos.

“O SuperPrático Exame Teórico foi pensado para a execução de provas on-line de forma inovadora, utilizando inteligência artificial. É possível monitorar o aluno de forma remota para garantir a autenticidade do candidato, por meio da biometria, proporcionando um ambiente virtual seguro contra fraudes”, explica Daniel.

Outras inovações

Também foi desenvolvido com tecnologia Vsoft, o Remote, plataforma online que oferece captura de dados e atendimento remoto com total segurança. A solução foi apresentada como forma de se realizar a captura biométrica provisória no início do processo para emissão da CNH, evitando assim aglomerações nas centrais de atendimento dos DETRANs e garantindo mais segurança para os candidatos a CNH que não precisariam se deslocar de suas casas nessa etapa do processo.

Sobre a Vsoft

A Vsoft é uma IDTech brasileira especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos. Fundada em 2000, ela se tornou uma companhia consolidada no mercado de tecnologia e inovação.

A empresa desenvolve soluções seguras de identificação e certificação que já impactaram a vida de milhões de brasileiros. A Vsoft também investe em Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias de Biometria, Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e possui tecnologia própria de reconhecimento de impressões digitais (AFIS), reconhecimento facial, reconhecimento de íris, ABIS, avaliação de qualidade de imagens biométricas, captura biométrica, análise de vivacidade (liveness), captura de impressões digitais sem contato, telemetria de veículos, reconhecimento de sinalização de trânsito, detecção e reconhecimento de pessoas em sala de aula, análise de comportamento de pessoas em veículos, detecção e reconhecimento de características de veículos, dentre outras.

Por último, mas não menos importante, a Vsoft também investe na criação e aceleração de startups em áreas como educação, finanças, empreendedorismo e inteligência artificial.