CidadeNotícias urgentes

Semusb segue com projeto GCM Saudável e realiza avaliações com efetivo da Guarda

Dando continuidade ao projeto ‘GCM Saudável’, a Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa vem realizando avaliações de análise corporal, a bioimpedância. Este serviço aconteceu durante toda esta semana e na próxima. Participam da análise corporal mais de 200 profissionais da corporação.

“O GCM Saudável é daqueles projetos que nos enche de orgulho. Presenciar a mudança de hábitos dos servidores, o cuidado com a saúde e bem-estar é gratificante demais, sobretudo quanto ao desenvolvimento desses profissionais no trabalho diário, onde já observamos melhoras significativas. É um crescimento em conjunto”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital (Semusb).

A bioimpedância é um exame onde se verifica a quantidade aproximada de gordura, músculos e ossos, sendo a maneira mais eficaz de coletar esses dados. Essa é a segunda vez que é oferecida essa avaliação para os profissionais. Da primeira, participaram uma média de 160 guardas e, agora, a expectativa é passar de 200 o número de atendimentos.

“Já foram convocados mais de 200 guardas e ainda vamos fazer a bioimpedância dos demais servidores da Semusb. A proposta é de repetir as avaliações em seis meses para fazer um comparativo da primeira avaliação, em 2022, e das duas em 2023. Dessa forma, vamos saber como está a evolução da saúde dos guardas”, explica Surama Oliveira, subcomandante da Guarda e responsável pelo projeto.

Além da bioimpedância, os guardas passam por aferição de pressão arterial, glicemia e teste de clima – pesquisa que mede a satisfação do funcionário em relação à instituição, que foi aplicado pelo diretor operacional Sandro Alex, que tem formação em psicologia.

O projeto também tem a participação da subinspetora Christyna Andrade, como enfermeira; e dos guardas Yure Winkeler e Edson Swendsen, educadores físicos, que fazem a análise descritiva e estatística sobre a saúde dos servidores.

“Estou cuidando da saúde e isso tem mudado minha vida, até mesmo na disposição na minha função, me sinto mais leve. Os exames deram positivos, com minha pressão e glicose boas. A mente fica mais leve também”, afirmou Paulo Sérgio, guarda civil metropolitano.

O ‘GCM Saudável’ busca e oferece meios para subsidiar e promover intervenções que auxiliem na prevenção e no cuidado com a saúde dos servidores, engajando-os em atividades físicas e em serviços de saúde. O programa conta com musculação na academia, atividade funcional na orla, corridas, aulas de boxe e até de defesa pessoal.

“O prefeito apoiou o projeto e temos dentro da base uma academia. É um trabalho muito bacana. Amo trabalhar na Guarda de João Pessoa e meu sonho é ver essa academia lotada”, ressaltou a instrutora de musculação Catarina Becker.

Fonte: SECOM
Fotos (Roberto Mendes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *