Notícias urgentes

Seis supermercados de João Pessoa são autuados por venderem mais de 200 produtos vencidos

Seis supermercados de João Pessoa foram autuados e 222 produtos foram apreendidos com data de validade vencida pela fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) em operação realizada desde à última segunda feira (22). Entre os itens apreendidos estão bacalhau, picanha argentina, linguiça, caixinhas de molho e de suco, castanha, pão de alho, bebidas lácteas e vários tipos de biscoitos. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados pelo Procon-JP.

Entre os itens apreendidos estão bacalhau, picanha argentina, linguiça, caixinhas de molho e outros

A fiscalização também está verificando o cumprimento dos decretos de prevenção ao coronavírus nesses estabelecimentos. “Estamos constatando que os protocolos vêm sendo seguidos. O que mais constatamos nos supermercados visitados foram os produtos com data de validade vencida, o que é muito preocupante, porque isso pode trazer problemas sérios para a saúde do consumidor”, alerta o secretário Rougger Guerra.

O titular do Procon-JP adianta que as inspeções vão continuar em vários segmentos do comércio para verificar a aplicação dos decretos, além de outros problemas específicos de cada setor. “No caso dos supermercados, também verificamos se os alimentos estão com a data de validade em ordem e se estão bem acondicionados. Nos bancos, inspecionamos, ainda, se há descumprimento ao tempo de espera na fila. Quanto às lojas, estamos de olho no cumprimento dos decretos de prevenção ao Coronavírus”, lembrou.

Lojas do comércio descumprem decretos
A fiscalização do Procon-JP também realizou inspeção nas lojas do comércio do Centro da Capital para verificar o cumprimento dos decretos de prevenção à Covid-19 e notificou 32 estabelecimentos para que façam algumas adequações.

“A ausência do termômetro de temperatura corporal na entrada das lojas foi o motivo das notificações, onde alertamos que fossem feitas as adequações em até 24 horas”, esclareceu o secretário.

Penalidades
Os estabelecimentos autuados estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas que, para qualquer segmento, registra o mínimo de R$ 7 mil, com exceção de bancos, cujo menor valor é de R$ 15 mil. “Dependendo da gravidade da infração e da quantidade de reincidências para o mesmo problema, a multa se torna muito maior. O prazo legal para a defesa é de 10 dias a partir da data do recebimento do auto de infração”, explica Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Telefones para orientação e dúvidas: 0800 083 2015
Watsapp: 83 98665-0179 (Procon-JP na sua mão)
Instagram: @proconjp
Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *