EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Secretário de Administração afirma que Prefeitura já deu primeiros passos para tornar João Pessoa uma Smart City

“O projeto do prefeito Cícero Lucena é transformar João Pessoa em uma SmartCity e os primeiros passos para isso nós já começamos a dar”, afirmou o secretário de Administração (Sead), Valdo Alves, durante o Webinar das Cidades Digitais, nesta terça-feira (18). Além do ‘Prefeitura Conectada’, Valdo citou o projeto de implantação de uma rede de fibra óptica interligando os 541 prédios públicos da Capital e a modernização dos sistemas internos de Recursos Humanos e da Folha de Pagamento, realizados pela Sead.

“Estamos realizando um conjunto de ações focadas na parte digital, tecnológica e sustentável, com foco em fazer a ligação direta do cidadão com a gestão municipal. Iniciamos com o Censo do Servidor, produzindo uma riqueza de informações para a administração pública, trocamos o Sistema de Recursos Humanos e da Folha de Pagamentos e avançamos na transformação de João Pessoa em uma Smart City com o ‘Prefeitura Conectada’”, explicou Valdo Alves.

O ‘Prefeitura Conectada’, em funcionamento desde o primeiro dia útil deste ano gera uma nova experiência de relacionamento entre o cidadão e a Prefeitura através de sistemas modernos e online. “Desde o dia 3 não produzimos mais nenhum processo físico, todos são de forma eletrônica. Através do portal da Prefeitura o cidadão tem acesso a todos os serviços sem precisar mais se locomover a nenhum prédio da administração municipal”, disse.

De acordo com Valdo, o ‘Prefeitura Conectada’ vai gerar uma economia de mais de R$ 16,2 milhões, valor que será consolidado ao final do ano, sem gastos com papel, aluguel de impressoras, motoboy e combustível, por exemplo. A nova plataforma também gera mais transparência e eficiência na prestação dos serviços.
“A parte de conectividade segue avançando na Prefeitura, como, por exemplo, com o grande anel de fibra ópticaque está sendo implementado fazendo a ligação dos 541 prédios públicos da Prefeitura de João Pessoa e o monitoramento online deles através de câmeras e alarmes”, destacou.

O Webinar abriu as atividades da Rede Cidade Digital (RCD) em 2022, mostrando como as prefeituras estão investindo na modernização dos serviços públicos. Este foi o primeiro evento realizado pela RCD na Paraíba e contou com a presenta de prefeitos e gestores de diversos municípios paraibanos. Participaram também especialistas em cidades inteligentes e a coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino. O evento foi transmitido online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *