EDUCAÇÃO & TECNOLOGIANotícias urgentes

Secitec fecha primeiro ciclo de formação de 2020 com mais de 700 certificados de conclusão de cursos entregues

O oitavo ciclo de formação em tecnologia, primeiro de 2020, promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi encerrado e 744 certificados foram entregues na noite desta quarta-feira (12), no auditório do Centro de Tecnologia da UFPB. A pasta sob a gestão do vereador licenciado, Durval Ferreira, oferece 12 opções de cursos gratuitamente em quatro ciclos de formação por ano.

Desde 2017, quando o secretário assumiu a pasta, foram entregues cerca de 4.600 certificados de formação para a população. Desta vez, 744 cursos foram concluídos e os alunos já estão de posse dos certificados. É o caso de José Guilherme, 21 anos, que estuda TI e concluiu o curso de Excel. “Procurei os cursos para melhorar meu currículo já que pretendo seguir na área. O curso tem qualidade e é gratuito. Não poderia perder a oportunidade”, afirma o estudante.

Mão de obra qualificada para o mercado é o objetivo destes cursos oferecidos pela Secitec. “Como membro do Extremotec, recebo empresas de tecnologia com frequência e percebo a dificuldade que eles possuem em encontrar funcionários capacitados. Perdemos muitos dos nossos melhores profissionais para outros países. Além de gerar cidadania, a educação gera desenvolvimento. Essa é a nossa intenção”, afirma Durval Ferreira.

A opinião é compartilhada pelo gerente de operações da Indra, Eça Fernandes, presente na cerimônia de entrega. “Entendo essa iniciativa como louvável já que as empresas estão crescendo e contratando cada vez mais. Estamos contratando quase todos os meses e, provavelmente, vamos dobrar o número de funcionários até o fim do ano. São profissionais específicos, como os que dominam java, por exemplo. A formação é essencial”, afirma.

São 12 opções de cursos oferecidos pela pasta entre eles: Planilhas em Excel, Introdução à Programação em C++, Introdução à Programação de Jogos em Unity 2D com C++, Entrepreneurship (Empreendedorismo), Get Connected (Conecte-se), Introduction to Cybersecurity (Introdução a Cibersegurança), Introduction to IoT (Internet das coisas), Prática da Inovação e Criatividade, Introdução ao Gerenciamento e Gestão de Projetos, Introdução ao Marketing Digital, Introdução ao Design com Photoshop e, por último, Introdução do Design com Corel Draw.

A cerimônia de entrega de certificados também contou com a presença da secretária de Planejamento, Daniela Bandeira, do secretário de Indústria, Comércio e Porto de Cabedelo, Alexandre Mariz Maia e do coordenador de cursos EAD da Secitec, Josias Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *