Notícias urgentes

SAÚDE PÚBLICA João Pessoa tem mais de 16 mil animais em situação de rua e Thiago destaca que cidade ganhará seu primeiro Castramóvel

João Pessoa tem 16.180 cachorros e gatos em situação de rua, de acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que há um animal para cada cinco habitantes no país, e desse número, 10% se encontram em situação de abandono. No Brasil são 30 milhões de animais abandonados. Para solucionar o problema que leva sofrimento aos bichos e riscos à saúde pública com a proliferação de zoonoses, o vereador Thiago Lucena (PNM) apresentou a indicação 38/2017 que propõe a implantação do Castramóvel como forma de controlar a população de cães e gatos e também impedir o aumento de doenças.


“Para nossa alegria, fomos informados que a Prefeitura Municipal de João Pessoa iniciou o processo licitatório para adquirir o primeiro Castramóvel da cidade”, disse, acrescentando que uma emenda do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) garantiu o recurso de R$ 300 mil para a compra do equipamento que levará o serviço de castração de animais para os bairros da Capital.

Thiago explica que a esterilização de animais é questão de saúde pública. “Não estamos falando apenas de controle da população de animais que vivem em condição de vulnerabilidade, também propomos que o serviço seja estendido para que todos possam ter acesso. Existem inúmeros benefícios na castração de animais, e entre elas é o controle de doenças”.

Em 2019 foi identificado um aumento no número de casos de esporotricose em João Pessoa. A doença é uma micose subcutânea que surge quando o fungo entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. Ela afeta animais, especialmente gatos, e é contagioso para humanos. O controle da população de animais em condições de vulnerabilidade pode ser uma saída para a doença.

“As condições dos animais são lamentáveis e eles passam por imenso sofrimento. A esterilização é uma um passo para amenizar esse problema. Temos o objetivo de chamar atenção para os cuidados com os animais”, finalizou o vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *