Gerais

São João Multicultural de João Pessoa começa nesta quarta-feira com Festival de Quadrilhas Juninas

Está quase tudo pronto para o São João Multicultural de João Pessoa, que começa oficialmente nesta quarta-feira (7) e promete muito forró e alegria. Realizado pela Prefeitura da Capital, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o evento dá a largada com o Festival de Quadrilhas Juninas do município, que vai até 11 de junho, sempre a partir das 19h. As apresentações acontecem na estrutura montada no estacionamento do Estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor.

“O nosso projeto de São João está pronto e o Festival de Quadrilhas inicia nesta quarta-feira. Toda estrutura está montada, as quadrilhas juninas estão preparadas, o corpo de júri já está na cidade. Agora é aguardar a celebração desse momento”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que as juninas vêm ensaiando intensamente e afirmou que todas estão muito bonitas. O diretor ressaltou que, este ano, o Festival promete ser uma competição de alto nível. “Nós, inclusive, melhoramos a estrutura da arena no estacionamento do Estádio Almeidão. A decisão do prefeito Cícero Lucena é de estimularmos e investirmos no fortalecimento das nossas quadrilhas juninas. Temos três novas e mais quatro estão sendo criadas para o próximo ano”, contou.

Isso, conforme Marcus Alves, mostra o acerto do trabalho que vem sendo feito com as culturas populares e com a tradição junina de João Pessoa. “Agora é aguardar a abertura oficial do Festival e celebrar o período festivo mais cultuado na Paraíba e no Nordeste que é o período junino”, frisou.

Este é o segundo ano em que o Festival de Quadrilhas Juninas acontece no local. Desta vez, a estrutura, que vai receber também o Festival Estadual de Quadrilhas Juninas de 7 a 16 de junho, ganhou mais espaço e tem capacidade para receber um público de 15 mil pessoas numa área de quase 10 mil metros quadrados. Serão disponibilizadas cadeiras para o público na área com acessibilidade e haverá ainda uma praça de alimentação.
Programação – O Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa começa na quarta-feira (7) com os destaques: Casal de Noivos, Casal Junino, Rainha da Diversidade e Rainha Junina. Em seguida, tem show com Fabiana Souto e Geovane Júnior.

Na quinta-feira (8), as quadrilhas entram em cena. Fogueirinha, Sacode Poeira, Paraíba, Lageiro Seco e Pindura Saia fazem as apresentações da noite, que termina com show de Douglas Pegador. Para a sexta-feira (9), a programação tem sequência com as juninas Lampião, Ubando, Zé Monteiro, Flor do Mandacaru e Sanfona Branca. O show será com a cantora Valquíria Santana.

No sábado (10), se apresentam as juninas Tradição Matuta, Sucupira, Aconchego, Dona Maria, Pó de Serra e Botijinha. Para fechar a noite, show com Raifi Sousa. A última noite do Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, no domingo (11), terá apresentações das juninas Mangue Seco, Tico Mia, Babado de Xita, Só Risos e Fulô do Cerrado.

Integração – O trabalho é uma ação integrada da Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, envolvendo várias secretarias, como a Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Saúde (SMS), Meio Ambiente (Semam), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Mobilidade Urbana (Semob), Limpeza Urbana (Emlur), Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Cultura da Paraíba.

Saúde – Durante todo o evento, a Secretaria Municipal de Saúde estará com o Camarim da Saúde, equipado com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além das ações preventivas com oferta dos imunizantes que protegem contra a Covid-19 e Influenza. Além disso, as equipes do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE – CTA) estarão realizando testagem para Sífilis e HIV, além da promoção à saúde com orientações e encaminhamentos para os serviços de referência da rede.

Créditos da Foto: Daniel Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *