CulturaNotícias urgentes

Rota Cultural Raízes do Brejo começa quarta-feira

O lançamento oficial da Rota Cultural Raízes do Brejo 2022 acontecerá nesta quarta-feira (31), no Engenho da Boa Vista, em Serra da Raiz, a partir das 15h. Durante a programação serão realizadas apresentações culturais com artistas locais e a entrega de comendas a autoridades e representantes das entidades parceiras. O circuito turístico – promovido pelo Fórum  de Turismo do Brejo Paraibano, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB) e o Governo do Estado – terá início em 23 de setembro, no município de Belém, e se estenderá até o dia 11 de dezembro, com o fim do roteiro na cidade de Pilõezinhos.

Ao todo, 10 cidades da região brejeira participarão da Rota, são elas: Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos. A grande novidade deste ano, no entanto, é o município de Guarabira. Desde novembro do ano passado a “Rainha do Brejo” passou a integrar a programação do Fórum de Turismo e, pela primeira vez, receberá o circuito cultural.

De acordo com Jaime Souza, presidente do Fórum, o objetivo do Raízes do Brejo é impulsionar ainda mais o turismo regional através das atrações e das opções que cada município oferece aos visitantes, bem como à própria população, além do desenvolvimento econômico daquelas cidades. Segundo ele, a iniciativa possibilitará a geração de emprego e renda para mais de 100 famílias paraibanas até o fim do ano.

“Nós formamos a maior região turística do estado e uma das maiores do Brasil. Somos uma região que promove o turismo de uma forma geral, como o turismo cultural, gastronômico, religioso, ecológico e de aventura. Com certeza, essa retomada será uma das maiores edições que nós já tivemos em todos os tempos”, afirmou Jaime.

Além disso, Jaime acrescenta que as rotas culturais foram definidas a partir da identidade cultural e particularidade de cada cidade, abrangendo a história do lugar, a cultura, a gastronomia e as atrações turísticas, com a finalidade de proporcionar aos visitantes uma experiência completa.

Sobre a Rota 

Desde 2017, a Rota Cultural Raízes do Brejo vem desenvolvendo atividades turísticas e socioculturais com o objetivo de inserir moradores e turistas em uma vivência profunda que desperte a história, os sabores e a exuberância das cidades do Brejo paraibano. Além de possibilitar a visitação a engenhos, casarões históricos e museus, a  programação oferece opções de lazer e contemplação da natureza, através de roteiros em trilhas e cachoeiras, além de eventos culturais como shows, oficinas de gastronomia e artesanato, entre outras atividades.

Programação

Alagoinha – 7 a 9 de outubro

Duas Estradas – 14 a 16 de outubro

Lagoa de Dentro – 21 a 23 de outubro

Serra da Raiz – 4 a 6 de novembro

Borborema -11 a 13 de novembro

Dona Inês – 18 a 20 de novembro

Guarabira – 25 a 27 de novembro

Pirpirituba – 2 a 4 de dezembro

Pilõezinhos – 9 a 11 de dezembro

Transcrito do jornal A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *