Prêmio Literário José Lins do Rêgo apresenta obras selecionadas nesta sexta-feira

Acontece, nesta sexta-feira (10), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, a cerimônia do Prêmio Literário José Lins do Rêgo, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). A ação, que marca os 120 anos de nascimento do escritor paraibano autor de ‘Menino de Engenho’, premia cinco escritores paraibanos selecionados através de edital público.

Seguindo os critérios de pontuação do edital, foram selecionadas cinco propostas, sendo uma de cada área da literatura. Na categoria poesia, foi selecionada a obra ‘Insuspeitado Sentimento’, de Rafael Lopes de Vasconcelos, da cidade de Pilar. Já na categoria crônica, a eleita foi ‘As Crônicas de Guizo’, de Railson Gomes Almeida, de João Pessoa.

A obra ‘Entre o Céu e o Penhasco ou A História de Uma Imagem’, de Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga, de João Pessoa, ganhou o destaque da categoria conto. Já na categoria infanto-juvenil, foi contemplada a obra ‘Fantástico Mundo do Ziko’, de Lúcia de Fátima Nóbrega de Sousa da Silveira, da cidade de Livramento. E na categoria romance, ‘O Encanto da Pedra’, de Luis Carlos Venceslau Vieira de Lima, de João Pessoa, foi a obra de destaque.

As cinco obras fazem parte de uma publicação impressa pela Editora A União. Foram rodados mil livros, sendo 200 de cada categoria. Cada um dos autores receberá 50 exemplares de suas respectivas obras, a título de direitos autorais em forma de produto. Os exemplares da Funesc serão distribuídos entre as bibliotecas que fazem parte do Sistema Estadual de Bibliotecas e também a Biblioteca Juarez da Gama Batista, localizada no Espaço Cultural.

O presidente da Funesc, Pedro Santos, ressaltou a importância da ação. “Retomar o projeto Edições Funesc após um hiato de sete anos, num cenário em que por aqui aportam Jabutis, Kindles e tantos outros importantes prêmios, é também uma forma de fomentar a novíssima produção literária na Paraíba”, afirmou.

Já Naná Garcez, presidente da EPC, elencou alguns dos pontos do Prêmio. “Esta ação consolida, em primeiro lugar, a parceria da EPC com a Funesc, reforça o nosso compromisso com o Ano Cultural José Lins do Rêgo e, por último – e não menos importante – a certeza de estarmos contribuindo com a difusão da literatura paraibana de qualidade”, lembrou Naná.

A programação do Prêmio Literário José Lins do Rêgo conta ainda com a apresentação do aluno de piano da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), Miguel Mochizuki, e ao final da cerimônia os autores receberão o público e autografarão suas obras.

Conheça os contemplados e suas obras:

Categoria poesia:
Rafael Lopes de Vasconcelos
Obra vencedora: Insuspeitado Sentimento
Rafael Vasconcelos nasceu em 1985, na cidade de Pilar, Paraíba, onde vive, em 2017 publicou o primeiro livro de poemas “Ofício” pela Editora A União de João Pessoa-PB. Graduado em Letras Português pela UFPB.

Categoria crônica:
Railson Gomes Almeida
Obra vencedora: As Crônicas De Guizo
Railson Almeida é ator, professor e pesquisador das artes cênicas, também é encenador e escreve textos. Paraibano, natural de Boa Vista. É mestre em Artes Cênicas pela UFRN; Bacharel em Teatro pela UFPB; Licenciando em Teatro pela UFPB. Atualmente produz textos para o teatro e leitura, é pesquisador entusiasta de novas dramaturgias, bem como formas híbridas de escrita. Atualmente cursa o doutorado em Teatro pela UDESC e atua como professor de artes.

Categoria conto:
Marcos Alexandre Bezerra Wanderley de Queiroga
Obra vencedora: Entre O Céu e o Penhasco ou A História de Uma Imagem
Marcos Alexandre Bezerra Wanderley De Queiroga é graduado em Direito pela UFPB em 2003. Ex-promotor de Justiça entre 2003 e 2006. Atualmente é procurador da República lotado em João Pessoa, tendo exercido os cargos de Procurador Regional Eleitoral e Procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba.

Categoria infanto-juvenil:
Lúcia de Fátima Nóbrega de Sousa da Silveira
Obra vencedora: Fantástico Mundo do Ziko
Lúcia de Fátima é formada em Psicologia e aluna especial do mestrado em Educação. Com atuação na área de saúde pública, também atuou como professora.

Categoria romance:
Luis Carlos Venceslau Vieira de Lima
Obra vencedora: O Encanto da Pedra
Luis Carlos Venceslau Vieira de Lima é paraibano, natural de João Pessoa, nascido em 18 de novembro de 1981. Em 1999, ingressou no curso de Jornalismo na UFPB. Durante o curso, fez parte do zine JorMal de Alzheimer e criou um blog de contos e resenhas musicais, o “Dentro do Coletivo”. Em 2019, ingressou no curso de Letras/UFPB. Além da formação em Comunicação (Jornalismo), Luis Carlos é graduado em Arte e Mídia/UFCG e é mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba.

Serviço:
Cerimônia Prêmio Literário José Lins do Rêgo
Data: Sexta-feira (10)
Horário: 19h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira