GeraisNotícias urgentes

Prefeitura realiza 1ª Audiência Pública para discutir implantação do Parque Socioambiental do Róger

A Prefeitura da Capital, por meio do programa João Pessoa Sustentável, realiza, ainda hoje (15), a primeira Audiência Pública para discutir o projeto básico de recuperação e o novo Parque Socioambiental da cidade a ser implantado na área do antigo lixão do Róger. O objetivo é recuperar ambientalmente o espaço e devolvê-lo à cidade com a ajuda e participação popular. A audiência será no Ginásio do Guarany, às 18h. A ideia é ouvir a população para que esta ajude a escolher a melhor solução para a área de 31 hectares. O evento também será transmitido pelo canal da prefeitura no youtube.

“Momentos como esse, em que a população recebe informações e avalia o que acha do projeto, são fundamentais para o sucesso do futuro Parque Socioambiental do Róger. É um momento em que a gestão entende ainda mais a demanda da população, suas preocupações e dúvidas. E esse debate pode ser incluído na construção do projeto”, afirma Thais Gidi, coordenadora ambiental do João Pessoa Sustentável.

Além da escuta dos moradores, uma cartilha com informações sobre os estudos realizados será distribuída entre os participantes. O material, que também pode ser baixado diretamente da página do Programa, no site da prefeitura (https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/FOLDER-A3-PARQUE-ROGER.pdf), já foi disponibilizado às partes interessadas, como associações, moradores e empresas diretamente afetadas pelas intervenções. A primeira divulgação foi realizada em reunião da Casa Pequeno Davi, no dia 08 de novembro.

“Dessa forma, todos têm a possibilidade de ter acesso prévio às informações, pensar sobre o assunto, discutir com amigos e avaliar em conjunto a melhor opção para os diferentes envolvidos no processo”, destaca Thaís.

Estudos – No ano de 2021, foram feitos vários estudos no antigo lixão: do solo, da água e do ar, contando com mais de 1.000 análises de laboratórios e avaliação de possíveis gases acumulados. Mesmo tendo recebido diariamente cerca de uma tonelada de resíduos sólidos de forma inadequada por 45 anos, o diagnóstico indicou níveis de poluição baixos. Ainda assim, será necessária uma recuperação ambiental antes da implantação do parque. Só depois dessa requalificação serão iniciadas as obras.

Parque Socioambiental – O Parque terá 21 hectares em virtude da necessidade de manter os espaços de mangue preservados e considerando estudos hidrológicos e de mudanças climáticas para a região. Será um espaço de proteção ambiental que poderá receber quadras poliesportivas, parques, pavilhão para ensaios e apresentações culturais, salas para cursos profissionalizantes e muito mais.

Parceria – Todo o diálogo com a comunidade do Róger tem acontecido com o apoio da Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP), que tem levado seus articuladores para conversar com os moradores e realizado consultas públicas.

João Pessoa Sustentável – O programa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra como contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *