CidadeNotícias urgentes

Prefeitura de João Pessoa orienta população sobre atendimento nas UPAs e USFs

Seja na Atenção Básica ou na área de urgência e emergência, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população uma rede de atendimento em saúde. Essa assistência é oferecida por meio das unidades de saúde da família (USF), que funcionam em diversos bairros da cidade, ou nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Mas será que o cidadão sabe qual serviço procurar em caso de necessidade?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica a diferença entre o tipo de atendimento prestado nesses serviços, que dispõe de uma equipe multiprofissional para oferecer uma assistência humanizada ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Para fazer a diferenciação sobre o tipo de atendimento, é importante o paciente observar a cor relacionada à classificação de risco, salientando que a Rede Municipal dispõe de médicos em todas as suas unidades de saúde.

USF – A principal porta de entrada do usuário é a Atenção Básica, por meio das unidades de saúde da família (USF), que atende desde bebês a idosos. A USF atende usuários com a classificação de risco específica na cor azul, ou seja, com indicativo de casos não urgente. Esses pacientes são orientados para serem atendidos na unidade mais próxima da residência, de acordo com o horário de chegada.

Nas USFs são disponibilizadas consultas médicas, odontológicas, enfermagem, pré-natal, acompanhamento para pessoas hipertensas, diabéticas, com tuberculose e hanseníase, além de coleta de exames citológicos e de análises clínicas, curativos, vacinação, farmácia e planejamento familiar. No serviço também são realizadas atividades individuais e em grupo.

São 203 equipes de saúde que trabalham espalhadas em 92 USFs. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

UPA – Já na assistência pré-hospitalar, onde estão inseridas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), são prestados atendimentos de urgência e emergência. São serviços de média a alta complexidade, com classificação de risco nas cores verde, amarela e vermelha.

“Muitas vezes, as UPAs, que são unidades de urgência e emergência, ficam sobrecarregadas porque, no ato da triagem, verifica-se que o paciente está com sintomas leves, com classificação de risco azul. E esses sintomas, a exemplo de uma tosse, coriza e febre baixa, devem ser tratados nas unidades básicas de saúde. As UPAs são destinadas a pacientes que realmente necessitem de um atendimento mais urgente e de um cuidado hospitalar”, explicou a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi.

A rede municipal de saúde de João Pessoa dispõe de quatro UPAs, que funcionam 24h e estão localizadas nos bairros dos Bancários, Cruz das Armas, Jardim Oceania e Valentina Figueiredo.

Atendimentos – Durante todo o ano de 2022, as quatro UPAs realizaram 394.710 atendimentos. Desse total, 38.563 casos tiveram a classificação de risco na cor azul, ou seja, poderiam ter o atendimento prestado pelas unidades de saúde da família.

Somente em janeiro deste ano, as UPAs atenderam 30.835 usuários, dentre os quais 2.244 são de classificação de risco azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *