CidadeNotícias urgentes

Prefeitura de João Pessoa oferece serviços de promoção ao bem-estar e saúde mental 

Janeiro Branco é uma campanha social que tem como objetivo chamar atenção para as necessidades relacionadas à saúde mental das pessoas. Pensando numa política de promoção à saúde mental e bem-estar da população, a Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento psicossocial em diversos serviços da rede municipal.

De acordo com o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Jean Paulo Dantas, a campanha Janeiro Branco é estendida para todos os meses do ano com ações desenvolvidas rotineiramente dentro dos serviços, buscando um cuidado integral dos usuários. “Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no raciocínio, emoções, comportamento e na maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde de criança ao adulto”, destacou.

O acolhimento inicia na Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, reconhecendo as necessidades da população e mantendo o diálogo com a Atenção Especializada e Rede de Urgência e Emergência. Assim, são realizados os encaminhamentos necessários para os serviços adequados para receber cada indivíduo.

Centros de Atenção Psicossocial – A rede municipal de saúde dispõe de quatro centros de atenção psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. O atendimento pode ser de forma espontânea, procurando diretamente o serviço, ou encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família (USF).

“Esses centros substituem a internação psiquiátrica, buscando a reinserção social através do tratamento. Os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas, grupos terapêuticos, atividades esportivas e culturais com a finalidade de integrá-los em um ambiente social e cultural junto às famílias”, explica Jean Paulo Dantas, coordenador de Saúde Mental da SMS.

Os Caps Gutemberg Botelho e Caminhar oferecem cuidados para pessoas com sofrimento ou transtorno mental severo e persistente. Já o Caps Ad David Capistrano atende pessoas com sofrimento mental em decorrência do uso prejudicial de álcool e outras drogas, enquanto o Caps Infanto Juvenil Cirandar atende crianças e adolescentes, de três até 18 anos incompletos, que apresentem transtornos psicóticos, neuróticos ou sofrimento mental em decorrência do uso de álcool e outras drogas.

Centro do Cuidado à Vida – Para acolhimento e atendimento de pessoas com depressão, a Prefeitura inaugurou, em 2022, o Centro de Referência do Cuidado à Vida, localizado dentro do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar. Lá o atendimento acontece por demanda espontânea de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo possível receber um atendimento multiprofissional com médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista, além de participar de grupos terapêuticos de combate à depressão.

Práticas Integrativas – A rede municipal de saúde conta com os centros de práticas integrativas (CPICS) Equilíbrio do Ser (nos Bancários), e Canto da Harmonia (no Valentina Figueiredo), onde os usuários têm acesso a terapias que buscam estimular a prevenção e recuperação da saúde de forma natural, sem a necessidade de medicação, através da integração do ser humano com o meio ambiente e sociedade.

Nos centros, são oferecidas terapias alternativas como acupuntura, tai chi chuan, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, yoga, terapia comunitária, meditação e outras. Para ter acesso às terapias disponibilizadas, o cidadão pode ser encaminhado por sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou procurar um dos dois serviços diretamente, portando os documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).

Saúde em Movimento – Outra opção de prevenção à saúde mental de forma natural são as atividades do Programa Saúde em Movimento, que incentivam a prática de exercícios físicos e acontecem em 32 pontos da Capital, incluindo praças, academias de saúde e USFs. Quem tiver interesse em participar, deve procurar um dos pontos e fazer um cadastro junto à equipe.

Os locais onde são realizadas as aulas podem ser vistos através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/saude%20em%20movimento/

Policlínicas – Nas policlínicas municipais, a população tem acesso a acompanhamento psicológico, psiquiátrico e neurológico, encaminhado pelas USFs, que atuam na promoção do cuidado em saúde mental por meio de acolhimento, escuta e formação de vínculo com atendimentos individuais e coletivos.

Outros serviços – Além dos Caps, CPICS e policlínicas, a Rede de Atenção Psicossocial do município é composta por uma Unidade de Acolhimento Infantil (UAI), duas residências terapêuticas e leitos em hospitais gerais (adulto e pediátrico). Em casos de crise, também há o atendimento de urgência e emergência no Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), anexo ao Ortotrauma de Mangabeira, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu JP).

Endereços:

CPICS Equilíbrio do Ser
Rua João Batista Maia, s/n, Bancários.

CPICS Canto da Harmonia
Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo.

Caps Gutemberg Botelho:
Avenida Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados.

Caps Caminhar e Centro de Referência do Cuidado à Vida:
Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária

Caps AD David Capistrano:
Policlínica Municipal de Jaguaribe (provisoriamente) – Rua Francisco Manoel, s/n, Jaguaribe Policlínica Municipal de Jaguaribe

Caps Infanto Juvenil Cirandar:
Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.

Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM):
Complexo Hospitalar de Mangabeira – Rua Coronel Benevenuto Gonçalves da Costa, Mangabeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *