Prefeitura de João Pessoa inicia matrículas da Rede Municipal para alunos novatos a partir do dia 12

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), inicia na próxima quarta-feira (12) o período de matrículas para alunos novatos, para o ano letivo 2022, que queiram ingressar nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino e nos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis). As matrículas acontecem até o dia 21 de janeiro de forma digital, mas os pais ou responsáveis precisam se dirigir até a unidade de ensino onde farão as matrículas acompanhados por técnicos das escolas. As aulas terão início no dia 09 de fevereiro.

“Mais um ano que vamos garantir vaga para todas as famílias que procurarem nossas unidades de ensino. Isso quer dizer que não precisa passar a madrugada em fila de escola ou Crei para matricular o filho e a filha, igual como foi no ano passado. O prefeito Cícero Lucena segue com o compromisso de garantir vaga para todos”, disse a secretária da Sedec, América Castro.

Documentação – No ato da matrícula a família terá que apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19 do aluno que tenha 12 anos ou mais. Caso o adolescente não tenha sido vacinado, a Prefeitura irá montar uma operação junto a Secretaria de Saúde para que possa imunizar esses alunos no período de matrículas.

Também será necessária a apresentação de cópia da Certidão de Nascimento, histórico escolar, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. Para a matrícula nos Creis, é preciso apresentar o cartão de vacinação. O horário de atendimento é de 8h às 11h, e das 34h às 16h.

Na ausência da documentação do/a estudante, a matrícula será efetivada e o responsável deverá assinar um termo de compromisso responsabilizando-se a entregá-la em até 45 dias após o início do ano letivo.

A matrícula de alunos da educação especial deverá ser acompanhada pelo gestor pedagógico e equipe de especialista. No ato da matrícula a família deverá apresentar a documentação do estudante, o laudo médico e outras informações relevantes para o acompanhamento escolar do estudante.

Retardatários – Nos dias 20 e 21 de janeiro poderão se matricular veteranos retardatários que não atestaram a matrícula automática no período determinado. O período de renovação aconteceu durante o mês de dezembro de 2021.

Investimento – Para o ano letivo 2022 a Sedec irá ofertar aulas pelo canal aberto de televisão ‘JP EDU TV’, sintonia 6.3, como também pelo canal do YouTube. Os alunos também poderão assistir aulas pelo ambiente virtual ‘Google Sala de Aula’.

Terá ainda a entrega de tabletes para os alunos; internet para estudantes e professores, chromebooks para professores, além de um kit digital; uso do aplicativo ‘EducaSim de Gestão Escolar’ que é uma plataforma que irá gerir todos os serviços de forma digital das escolas como o reconhecimento facial dos alunos, controle acadêmico diário, recursos humanos, matrículas, entre outros módulos.