BorboremaNotícias urgentes

Prefeitura de CG implanta plantão odontológico diário em UPA

A Prefeitura de Campina Grande implantou um novo serviço para cobrir uma lacuna de atendimentos que existia no Município. Dentro do programa Saúde de Verdade, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Raimundo Maia (Alto Branco) conta agora com atendimento odontológico de plantão, diariamente, das 7h às 23h.

O serviço de plantão odontológico antes funcionava apenas aos finais de semana e agora passa a ser ofertado de domingo a domingo, para casos de urgência emergência, como necrose/secreção purulenta; odontalgia aguda; pulpite; abscesso dentário ou periodontal (gengiva); alveolite; fraturas dentárias; luxação do maxilar; pericoronarite; remoção de suturas; restauração provisória ou definitiva que estiver fraturada causando dor; celulite (com edema intra-oral ou extra-oral) e tratamento de hemorragia intra-oral.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal do Município, Tony Peixoto, os atendimentos clínicos, como uma dor de dente simples, continuam sendo realizados nas unidades básicas de saúde e os casos mais complexos são encaminhados para serviços específicos.

“O dentista não trabalha sozinho. Trabalha junto à equipe médica, à enfermagem, então tem todo um conjunto de equipe trabalhando junta. Quando eu percebo que o paciente está com a pressão arterial alta eu encaminho para o médico até a pressão ser estabilizada. Então, o paciente não é só acompanhado na hora que chega, mas também após, como a retirada de pontos após uma cirurgia, por exemplo”, disse o dentista Odilon Farias.

Outro serviço implantado recentemente na Saúde Bucal foi o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Policlínica do Catolé, para atendimentos de média complexidade. Além disso, no centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Edgley, passaram a ser realizadas as cirurgias odontológicas de pessoas com deficiência. E, em breve, o CEO da zona sul também será inaugurado.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *