Últimas notícias

Prefeito de Soledade participa de eventos, debate e defende fortalecimento das Guardas municipais da Paraíba

É competência de cada município criar e manter suas guardas municipais destinadas à proteção do cidadão trabalhando de forma integrada com as polícias militar e civil, além de proteger seus bens, serviços e instalações. Mas, para isso, é preciso infraestrutura, qualificação e treinamentos constantes. É por pensar assim que o Prefeito de Soledade, Geraldo Moura, participou, essa semana, de eventos que debateram o fortalecimento da Guarda Municipal de Soledade e de todos os “uniformes azuis” da Paraíba. O gestor esteve na escola de Gestão Penitenciária, reunido com o secretário de segurança da Paraíba, Jean Nunes, e com a deputada estadual, Estela Bezerra. E também compareceu a uma audiência pública, proposta pelo deputado Wallber Virgolino, na Assembleia Legislativa (ALPB). Houve ainda uma visitou a estrutura da Acadepol. Participaram dos encontros representantes do Movimento Nacional da União da Nação Azul Marinho (UNA) e o comandante da Guarda Municipal de Soledade, Hilário Borborema.

Secretário Jean Francisco prestigiando solenidade de apoio as Guardas Municipais

Os eventos trataram da necessidade de oferecer mais infraestrutura para a segurança municipal na Paraíba. Ficou evidente que é preciso buscar recursos para investir mais em armamento, em veículos, em qualificação de agentes, bem como em treinamentos específicos. Vale ressaltar que, embora constituídas para proteção de bens, serviços e instalações no município, as Guardas, em muitas cidades, desenvolvem atividades diretamente ligadas à segurança pública, sendo, inclusive, reconhecidas como membro do sistema integrado de segurança pública. Sendo assim, argumenta o prefeito de Soledade, nada mais acertado que equipá-las como tal, dando capacitação aos seus agentes e estrutura básica para realizar seu trabalho.

Prefeito Geraldo Moura durante evento na Assembleia Legislativa

O Prefeito Geraldo Moura participou ainda de uma audiência pública na ALPB para debater a atual situação dos guardas municipais do estado. Segundo o autor da proposta, deputado Wallber Virgolino, o objetivo da sessão foi mobilizar as prefeituras para reformular leis, dando mais independência às guardas municipais, valorizando o agente e demonstrando que ele é membro da segurança pública deve ser tratado como tal.

Deputado Cabo Gilberto ao lado do prefeito Geraldo Moura na luta pelas Guardas Municipais-

Para o prefeito, os eventos foram importantes para fortalecer a categoria, uni-la em prol de sua luta pela valorização da classe em todo o estado e chamar a atenção para a precariedade da infraestrutura das guardas em toda a Paraíba. “As Guardas Municipais realizam um trabalho de polícia e deve ser tratada assim. Isso requer a valorização de sua infraestrutura básica de rotina, ou seja, precisamos fortalecer a guarda com a aquisição de armamentos, veículo, colete, tudo o que ela precise para realizar seu trabalho. Além disso, treinamentos para sempre melhorar sua atuação, protegendo a sociedade e se resguardando também. Em Soledade nós já fazemos muita coisa neste sentido”, finalizou o gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *