Notícias urgentes

Podcast Diálogos de Integração debate segurança hídrica e desenvolvimento

Secretário da SNSH, Giuseppe Vieira, destaca a importância da infraestrutura e os desafios da segurança hídrica no Brasil

Secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, no podcast Diálogos de Integração

 

Brasília (DF) – Já está no ar o terceiro episódio do podcast Diálogos de Integração. Neste programa, o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira falou sobre a inauguração do complexo de Oiticica e sua conexão com o Projeto de Transposição do Rio São Francisco (PISF).

Localizada no município de Jucurutu, a Barragem de Oiticica tem capacidade para abastecer até 2 milhões de pessoas e vai beneficiar toda a região do Seridó. A obra foi concluída via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e inaugurada pelo Governo Federal, em parceria com o governo do estado do Rio Grande do Norte, em março de 2025.
“A agenda de segurança hídrica foi muito bem prestigiada na construção do Novo PAC, com a criação de um eixo específico que é o Água Para Todos. O aporte é de mais de R$ 30 bilhões a serem investidos entre 2023 e 2026”, afirmou o secretário.
Durante o podcast, Vieira também falou sobre as fake news envolvendo as barragens do PISF e fez um alerta à população: “Em busca de distorcer informações, filmar e viralizar na internet, as pessoas entram na estrutura dos canais ou nas represas e se colocam em risco. Acidentes têm acontecido. E a gente não tem uma vigilância ali, não há salva-vidas de plantão”, destacou.
O Podcast Diálogos de Integração já está disponível na página do MIDR no Soundcloud. Distribuído para 6,3 mil rádios, incluindo comunitárias, o programa aprofunda temas e destaca as contribuições do MIDR para desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão. Novos episódios às quintas, 18h, no SoundcloudSpotify e YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.