CidadeNotícias urgentes

Parlamentar não vê ofensa na leitura bíblica na CMJP

Diante da decisão do Pleno Tribunal de Justiça da Paraíba de que a leitura bíblica após a abertura das sessões na Câmara Municipal de João Pessoa seria inconstitucional, o vereador Carlão disse não compreender qual seria a ofensa da tradição, iniciada pelos parlamentares da Casa em 1940, ao estado laico. “Quando criança, aprendi a fé cristã. Antes disso, a minha avó, minha bisavó, minha tataravó, e a leitura das Sagradas Escritura, há mais de dois mil anos vem ser questionada por meio de uma canetada dizendo que o texto bíblico não pode ser lido ou estimulada na abertura dos trabalhos. Isso por causa de uma interpretação fria, de uma construção completamente errônea de que isso fere o estado laico”, comentou o parlamentar.

Carlão explicou que o estado laico, em seu conceito, é a separação das esferas pública e privada: “Esta Casa não faz isso? Será que o estado laico, que separa a esfera pública e a esfera privada e tem por obrigação promover as religiões, não está sendo cumprido porque se lê a Bíblia nesta Casa?”.

Ele ainda argumentou acerca das santas casas de misericórdia: “As santas casas de misericórdia estão aí. Elas ferem o estado laico quando assumem o papel do estado que não cumpre seu papel de saúde? As santas casas de misericórdia, os asilos de idosos, que deixam e mostram ao estado o papel que deveria fazer, e fazem isso de forma voluntária. Eu não tenho como compreender uma lei que tira de um regimento interno a necessidade da leitura de um texto bíblico por ferir o estado laico”. “A sociedade não é construída por uma canetada, mas por homens e mulheres livres”, acrescentou.

O parlamentar afirmou, também, que o debate não deveria ser este, mas, saúde, educação, transformação social e a inclusão que o esporte faz, por exemplo. “Eu vim aqui para falar da semana das artes marciais, mas infelizmente não consigo me controlar quando vejo o que temos de mais puro dentro desta Casa ser arrancado por uma interpretação errônea”, salientou.

O vereador Coronel Sobreira reforçou a fala de Carlão acerca das santas casas de misericórdia e asilos para idosos: “São geridas por igrejas, por pessoas ligadas à religião, sem nenhum fim lucrativo, e essas autoridades não proíbem isso. Diante da ausência do poder público, surgem essas casas, essas pessoas que têm desejo de ajudar outras. São essas incoerências que nós assistimos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *