Operação em Mangabeira identifica 147 casos de coronavírus em 3 dias

Mangabeira registrou 69 novos casos de Covid-19 na manhã desta sexta-feira (29), no último dia da Operação Proteção, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com o objetivo de melhorar a baixa taxa de isolamento social do bairro e combater a disseminação do Coronavírus. Outros 313 casos foram descartados, num total de 382 testes realizados. Em três dias de operação, foram 147 casos de coronavírus confirmados no bairro.

Os testes rápidos para Covid-19 aplicados nesta sexta-feira (29) foram realizados em dois pontos onde foram montadas barreiras sanitárias. Na Avenida Josefa Taveira, dos 224 testes, 42 deram positivo e 182 foram descartados. Já na Rua Luiz Alberto Moreira Coutinho, dos 158 testes, 27 deram positivo, enquanto 131 foram descartados.

Todo esse procedimento é feito pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que envolve a verificação da temperatura dos moradores e, em caso de alteração, o teste é aplicado no local, liberando o resultado em poucos minutos. Uma vez confirmado para Covid-19, a pessoa recebe todas as orientações e é encaminhada com prioridade para uma Unidade de Saúde da Família do bairro.

A Operação Proteção é realizada numa ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Segurança Urbana e Cidadania, junto com o apoio do Procon-JP e da Defesa Civil.

Mangabeira é o maior bairro da Paraíba, com mais de 70 mil habitantes. O bairro concentra a maior quantidade de casos de coronavírus em João Pessoa, com mais de 300 confirmações, e é o que tem uma das piores taxas de isolamento, variando entre 30% e 40%.