Últimas notícias

Ônibus voltam a circular em João Pessoa a partir de 6 de julho

Prefeitura avaliou que a 1ª etapa de flexibilização teve resultados positivos, como redução da média diária de óbitos e da ocupação de leitos de UTI

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou, nesta sexta-feira (26), as regras da 2ª fase do Plano Estratégico de Flexibilização das medidas contra o coronavírus. A principal novidade é a liberação da circulação de ônibus urbanos, a partir de 6 de julho. Outras mudanças começam a ser implantadas já na próxima segunda-feira (29). O prefeito não comentou quais estratégias serão adotadas para evitar aglomerações dentro dos veículos coletivos.

O esquema divulgado pela prefeitura de João Pessoa em 13 de junho previa que a 2ª fase da flexibilização estabeleceria novos protocolos para os seguintes serviços: transporte público, atividades religiosas (autorizadas na 1ª fase a funcionar com 30% da capacidade), escritórios de profissionais liberais e lojas de material de construção (autorizadas na 1ª fase a funcionar por delivery e drive thru). Além disso, atletas profissionais poderiam voltar a treinar.

A prefeitura avaliou que a 1ª etapa de flexibilização teve resultados positivos, como redução da média diária de óbitos e da ocupação de leitos de UTI. Por esse motivo, novas medidas de relaxamento foram autorizadas. “Estamos dando passos seguros, seguindo nossos principais objetivos, que são salvar vidas humanas, proteger o sistema de saúde pública e preservar a economia”, anunciou Luciano Cartaxo.Veja como ficam os serviços:

Transporte coletivo: a circulação de ônibus será retomada a partir de 6 de julho. Motoristas e cobradores serão submetidos a testes rápidos da Covid-19 e os principais terminais de ônibus serão sanitizados. No Terminal de Integração do Varadouro, haverá verificação da temperatura dos passageiros. Só será permitido embarque nos ônibus de passageiros que estiverem usando máscara;

Atividades religiosas: não houve alteração na regra anterior;
Profissionais liberais: categorias poderão retornar expedientes em escritórios na próxima segunda-feira, 29 de junho;
Lojas de materiais de construção: sai da restrição às modalidades delivery e drive thru. Clientes poderão usufruir dos serviços presencialmente, a partir de 29 de junho, desde que sejam respeitadas as regras sanitárias de prevenção ao contágio do coronavírus;
Esporte profissional: jogadores de futebol e atletas de outras modalidades poderão voltar a treinar a partir de 29 de junho, conforme previa o esquema divulgado pela PMJP em 13 de junho. Jogadores de futebol do Botafogo-PB e CSP passarão por testes rápidos da Covid-19.
Coronavírus em João Pessoa
Até o início da noite dessa quinta-feira (25), João Pessoa tinha 11.369 casos confirmados de Covid-19, 27,84% do total contabilizado no estado. A taxa de ocupação de leitos na Capital e região metropolitana era de 74%.

Saiba mais sobre o novo coronavírus na cobertura do Portal Correio:
Acompanhe mais gráficos e curva de contágio do coronavírus na PB
Acompanhe aqui a situação dos leitos no estado
Veja aqui as últimas notícias sobre o novo coronavírus
Doações ajudam afetados pela pandemia; saiba como colaborar
Saiba como se proteger e onde ter atendimento para coronavírus
Coronavírus: Especialista orienta sobre uso de máscaras caseiras
Estado e prefeituras têm telefones para informar sobre coronavírus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *