ONG Guajiru em parceria com Instituto Inpact faz retirada de rede de pesca fantasma em recifes de corais da Penha
A Associação Guajiru em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ação (Inpact), contando com o apoio de outras instituições, realizaram a retirada de uma rede de pesca fantasma, que estava submersa em uma área de corais na praia da Penha, em João Pessoa. A ação foi a primeira realizada pela Guajiru através com recursos de uma emenda parlamentar concedida pelo deputado estadual Luciano Cartaxo. A verba foi viabilizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).
A iniciativa é um marco importante na história das ações de conservação ambiental, especialmente do ecossistema marinho, no estado. Ao ser contemplada com a emenda, no final de 2024, a Guajiru torna-se a primeira a primeira organização de caráter ambiental a ser beneficiada na Paraíba com esse tipo de recurso através de um órgão público.
A demanda para a retirada da rede fantasma foi de caráter emergencial por ser uma ação que dispende tempo, técnica e recurso, uma vez que a rede se encontra de forma descontínua sobre o recife de coral, podendo afetar diversos animais como tartarugas marinhas, golfinhos, tubarões, aves marinhas, caranguejos e outros indivíduos, incluindo o mergulhador humano ocasional.
“A rede fantasma, que estava submersa há mais de um ano, representava um grande risco à fauna marinha e até mesmo a seres humanos, pois poderia enroscar mergulhadores e causar acidentes fatais. Devido ao grau de perigo envolvido na operação, a participação coordenada de todos os setores foi fundamental para garantir a segurança dos envolvidos”, explicou a bióloga e vice-presidente da Guajiru, Juliana Galvão.