Notícias urgentes

OMS suspende testes com cloroquina em pacientes com covid-19

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou nesta segunda-feira (25), que um teste clínico do medicamento cloroquina em pacientes com covid-19 foi suspenso por questões de segurança.

diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus [fotógrafo] [Reprodução/ OMS]
“O grupo executivo implementou uma pausa temporária do braço da hidroxicloroquina no ensaio Solidariedade, enquanto os dados de segurança são revisados pelo conselho de monitoramento de segurança dos dados. Os outros braços do ensaio continuam”, disse Tedros em entrevista online.Ainda na semana passada, um estudo da The Lancet comprovou que o uso do medicamento não traz benefícios aos pacientes infectados com covid-19 e ainda aumenta a mortalidade por questões cardíacas.

Dias antes, no entanto, o Ministério da Saúde incluiu o medicamento e seu derivado, hidroxicloroquina, no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas da doença no país. Desde então, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, dependendo da autorização do paciente mediante assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *