CulturaNotícias urgentes

Espetáculo “Alegria de náufragos” se apresentará no Teatro Paulo Pontes nos próximos dias 14 e 15

Vencedor da categoria “Melhor Texto” no Prêmio PRIO de Humor 2023 no Rio de Janeiro, o espetáculo ALEGRIA DE NÁUFRAGOS vem conquistando plateias pelo Brasil desde 2016 e volta aos palcos paraibanos nos dias 14 e 15 de abril às 20h no Teatro Paulo Pontes.

A peça escancara as inquietações do grupo e o desejo de se colocar em questão, revisitando toda a pesquisa de linguagem desenvolvida até então e apontando as necessidades (e riscos) de se permanecer em processo. ADN conta com Thardelly Lima (ator das novelas “Mar do Sertão” e “Quanto mais vida melhor”), Cely Farias e Rafa Guedes no elenco; e com o auxílio luxuoso de Cesár Ferrario (Casa de Zoé/RN) e Giordano Castro (Magiluth/PE) na construção dramatúrgica. O espetáculo parte de um livre diálogo do coletivo com o conto “Uma história enfadonha”, de Anton Tchekhov, estabelecendo pontes desse discurso literário de mais de um século e meio com contundentes questões da nossa própria época. O público pode esperar uma tragicomédia recheada de momentos de reflexão e muita risada. Com sessões às 20h, o espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação indicativa de 12 anos. Ingressos à venda no Sympla e nas lojas Furtacor (Mag Shopping e Shopping Sul).

Sinopse

 

Com um currículo impecável, família constituída e reconhecido em seu trabalho, o professor Nicolai Stiepánovitch poderia facilmente ser tomado como um exemplo de vida, um “homem feliz”. Mas, gradativamente esse “homem de bem” é submetido a um doloroso processo de falência interior. Refém das próprias escolhas e dos modelos exemplares que perseguiu ao longo da sua caminhada, somente agora onde pouco ou nada há de ser feito, o professor começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e suas instituições. Nas mãos dos atores estas reflexões rapidamente extrapolam os personagens e invadem o teatro, quando não a própria vida. Aos préstimos desses olhos enfadonhos de Nicolai, os atores incidem sem concessões sobre a própria época e geografia, não livrando nem a si mesmos deste crivo, valendo-se simultaneamente de acidez e muito humor.

 

O grupo

 

O Coletivo Ser Tão Teatro surgiu em 2077 na cidade de João Pessoa dentro da Universidade Federal da Paraíba. Desvinculou-se da academia e vem se destacando nestes 15 anos com uma produção de sucesso, através de uma pesquisa que prima pelo trabalho do ator e da atriz em sistemas de colaboração com outros artistas e coletivos teatrais brasileiros.

A pesquisa do grupo teve foco inicialmente na dramaturgia brasileira da década de 60, através de textos de Ariano Suassuna, Jorge Andrade e Joaquim Cardozo. Posteriormente, o grupo sentiu a necessidade de estudar autores da dramaturgia mundial, sempre inserindo a voz do ator/atriz no centro da encenação, e se valendo de características já marcantes do coletivo, como doses altas de energia criativa, humor e acidez.

 

SERVIÇO 

 

Espetáculo: ALEGRIA DE NÁUFRAGOS

Local: Teatro Paulo Pontes

Datas: 14 e 15 de abril de 2023

Horário: 20h  Duração do espetáculo: 60 minutos

Classificação indicativa: + 12 anos

Ingressos: 20 (meia) e 40 (inteira)

sympla.com/sertaoteatro ou nas lojas Furtacor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *