Notícias urgentes

MPF ouve técnica de enfermagem que errou doses na vacinação em Lucena

O Ministério Público Federal distribuiu nota à imprensa informou que ainda é cedo para apontar a responsabilização, na prefeitura do município de Lucena, sobre a indevida aplicação em crianças de vacinas da Pfizer contra a covid 19 com a dosagem usada para adultos. Pelo menos 48 crianças foram vacinadas.

“Quanto à responsabilidade, ainda é muito prematuro afirmar algo nesse sentido porque as pessoas estão sendo ouvidas e a responsabilização que o MPF está apurando não é apenas no âmbito individual da pessoa que aplicou as vacinas, mas também do agente público, do município. No momento o que mais preocupa o Ministério Público são as vacinações futuras, o acompanhamento das crianças e mostrar que esse fato isolado no município de Lucena não atrapalha em nada a vacinação pediátrica aplicada de maneira adequada”, informou o órgão.

A procuradora da República Janaina Andrade de Sousa e a promotora de Justiça Fabiana Maria Lobo da Silva ouviram, por teleconferência, a técnica de enfermagem responsável pela aplicação das vacinas. Essa aplicação foi realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e, também, em uma unidade localizada em um assentamento. Na UBS, as aplicações ocorreram nos dias 29 de dezembro último e 11 de janeiro deste ano; no assentamento, no dia 7 de janeiro. Em ambos os casos, a vacinação em crianças ocorreu antes do início do calendário para a faixa de idade de cinco a12 anos.

A técnica, em seu depoimento, revelou que não recebeu treinamento sobre a vacinação de Covid-19 para adultos ou crianças, e que não foi informada de que havia diferença dos volumes das doses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *