Morre em JP o ex-prefeito de Patos Dinaldo Wanderley, vítima do coronavírus

Faleceu na madrugada deste domingo (24), em João Pessoa, o ex-prefeito de Patos, no Sertão da Paraíba, e ex-deputado estadual Dinaldo Medeiros Wanderley, aos 69 anos, vítima do coronavírus.

Segundo informações da Assembleia Legislativa da Paraíba, Dinaldo estava internado em um hospital de João Pessoa desde o último dia 14 de maio, apresentou uma leve melhora nos últimos dias, mas voltou a ser intubado neste fim de semana e acabou falecendo.

A Prefeitura Municipal de Patos emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias no município.

“Em nome da população patoense, abraçamos fraternalmente a todos os familiares e elevamos nossas homenagens ao homem que dedicou parte de sua vida à sua terra. Diante do ocorrido, só nos resta pedir a Deus que conforte o coração de seus familiares, amigos e admiradores pela dor da perda, dando-lhes forças para superarem este momento difícil e para conviverem com tamanha saudade”, diz nota da Prefeitura de Patos.

Além da atuação na política, Dinaldo era advogado, economista, empresário e ex-futebolista. Filho do tabelião Dinamérico Wanderley de Sousa e da professora Haydée Medeiros Wanderley, foi prefeito de Patos por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004, e deputado estadual. Ele deixa a esposa, Edina Guedes Wanderley, os filhos Ana, Bruno, Gustavo e Dinaldo Filho, e netos.

Por meio das redes sociais, Dinaldo Filho, também ex-prefeito de Patos, agradeceu o apoio neste momento e informou que o corpo de Dinaldo Wanderley será cremado em João Pessoa, em cerimônia restrita, devido ao diagnóstico de Covid-19.

“Guardaremos suas cinzas para em um momento oportuno fazermos o que era o desejo dele, ser enterrado em Patos, no cemitério São Miguel, junto com seu pai Dinamérico, sua mãe Haydée e seu irmão Verlane e para que todos seus grandes amigos possam se despedir desse grande homem”, publicou Dinaldinho.

Além da Prefeitura de Patos, outras entidades e autoridades políticas emitiram notas de pesar. Confira abaixo:

Governador da Paraíba, João Azevêdo
O governador João Azevêdo lamenta a morte do ex-prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley, ocorrida na manhã deste domingo, e externa condolências aos familiares e amigos neste momento de dor e saudade.

Assembleia Legislativa da Paraíba
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo Paraibano, lamentou o falecimento.

“Neste momento de dor para toda a família nos solidarizamos com os familiares e amigos de Dinaldo Wanderley, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, ressaltou Galdino.

Famup
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) lamentou a morte do ex-prefeito. Para o presidente da entidade, George Coelho, o ex-gestor foi importante para o Estado no trabalho realizado pelo desenvolvimento de Patos e do municipalismo.

“Nós que compomos a Famup lamentamos a morte precoce do ex-prefeito Dinaldo Wanderley que foi peça importante no desenvolvimento do nosso Estado, atuando sempre pelo crescimento de Patos e do Sertão. Deixamos o mais profundo pesar aos familiares e amigos desse grande homem público”, disse George Coelho.

PSDB
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) emitiu nota lamentando o falecimento de Dinaldo Wanderley. Filiado à legenda, Dinaldo era membro da Comissão Executiva Estadual do PSDB.

“Dinaldo deixa um legado dentro da política paraibana. Foi deputado e prefeito de Patos por dois mandatos. Por onde passou fez amigos e conquistou a todos pelo seu jeito simples e pelo carisma. Atuou fortemente para a construção partidária e fortalecimento do PSDB no Estado. Era filiado à legenda há 20 anos”, diz a nota.

Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo
“Lamentamos o falecimento de Dinaldo Wanderley e prestamos nossa solidariedade à família, amigos, e ao povo de Patos, que perde um de seus principais homens públicos. Deixamos nossas condolências e desejamos que Deus dê força e serenidade para que todos possam superar a dor da perda”, afirmou.

Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues
Para Romero Rodrigues, que se pronunciou através das redes sociais, a Paraíba perde um grande homem público e Patos, no Sertão, em especial, um filho que tinha na sua cidade uma das grandes paixões da vida.

O prefeito campinense disse que guarda com carinho a convivência que teve com Dinaldo Wanderley na Assembleia Legislativa e, como deputado federal, recebeu por diversas vezes o amigo em Brasília, sempre empenhado na liberação de recursos para seu Estado e cidade natal.

Romero transmitiu o profundo pesar à toda família de Dinaldo Wanderley – um homem público “generoso, correto, ético e amigo”, desejando que a fé em Deus possa confortá-la.

Deputado federal Pedro Cunha Lima
“A política paraibana está de luto pelo falecimento de Dinaldo, exemplo de homem público, político apaixonado pela sua terra Patos, que conquistou a todos pela sua simplicidade e o seu grande coração”, disse.

Pedro Cunha Lima (PSDB) ainda externou pesar à família de Dinaldo. “À sua esposa Edna e aos filhos Dinaldinho, Gustavo, Bruno e Ana os meus sentimentos por essa grande perda”, enfatizou.

Deputado federal Gervásio Maia
“Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do ex-prefeito de Patos e ex-deputado estadual, Dinaldo Wanderley, vítima da Covid-19. Importante liderança política, Dinaldo Wanderley deixa um grande legado de luta e defesa do Sertão paraibano. A Morada do Sol perde um de seus ilustres filhos. Neste momento de luto e dor, nossa solidariedade à família e aos amigos”, disse Gervásio Maia (PSB).

Deputada estadual Camila Toscano
Para a deputada Camila Toscano (PSDB), a partida de Dinaldo deixa um lacuna na política paraibana, principalmente no município de Patos.

“Nesse momento quero abraçar todos os familiares do ex-prefeito Dinaldo, principalmente o meu amigo Dinaldinho, com quem trabalhei na Assembleia Legislativa, lutando sempre por uma Paraíba melhor. Dinaldo deixará muita saudade e fará muita falta para a política paraibana”, destacou Camila.

Deputado estadual Eduardo Carneiro
“É com sentimento de tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-prefeito e deputado estadual, Dinaldo, que partiu, mas deixa muita saudade na vida de quem teve a oportunidade de conhecê-lo e conviver com ele”, destacou Eduardo Carneiro (PRTB).

O parlamentar ainda se solidarizou com familiares e amigos de Dinaldo. “Externo meus sentimentos a todos os familiares, em especial ao filho Gustavo, que tenho como amigo. Sei que a dor desse momento é indescritível, mas abraço a cada um de vocês com preces para que Deus possa consolar e promover a paz nos seus corações”, disse.

Secretário de Planejamento de Campina Grande, Tovar Correia Lima
“A Paraíba perde mais um político que se dedicou ao povo e principalmente aos patoenses, terra amada por Dinaldo. Deixo o meu mais profundo pesar pela partida precoce de Dinaldo Wanderley e o meu abraço de conforto aos seus familiares em nome do meu amigo Dinaldinho, com quem dividi os trabalhos na Assembleia Legislativa”, disse Tovar Correia Lima (PSDB).

Portal Correio