Notícias urgentes

Ministro da Educação visita UFPB e diz que vai evitar mais reduções orçamentárias

Durante visita à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na tarde desta segunda-feira (26), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, proferiu uma aula magna sobre avanços e desafios da educação. O ministro estava acompanhado do Secretário de Educação Superior Wagner Vilas Boas e de uma comitiva do Ministério da Educação.

Ministro Milton Ribeiro (E) visitando a UFPB

A solenidade, que ocorreu no auditório da Reitoria, no campus I, contou com a presença do Reitor Valdiney Gouveia, da Vice-reitora Liana Filgueira, de pró-reitores e de diversas autoridades convidadas: o prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, a secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, a ex-reitora da UFPB Margareth Diniz, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado, Cláudio Furtado, o deputado estadual Cabo Gilberto e representantes das Polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF).

Também participaram da solenidade os reitores das universidades federais do Ceará (UFC), José Cândido, da Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludimilla Carvalho, de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes, e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes.

O ministro Milton Ribeiro esclareceu que o corte na verba destinada à educação em 2021, na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada no último mês no Congresso Nacional, é um reflexo do momento crítico da pandemia e o que o governo está priorizando no momento a vida e o alimento na mesa da população mais afetada pela crise sanitária, razão pela qual os investimentos para a educação foram comprometidos, assim como outros ministérios.

Ele explicou que, apesar de saber o quanto é importante o recurso para a educação, “vivemos um tempo de guerra contra um inimigo invisível” e “tem gente morrendo de fomeO titular do MEC, no entanto, garantiu esforços no sentido de evitar mais reduções orçamentárias na área da educação, terceiro maior orçamento do governo.

“Todo o dinheiro advém de impostos. Se os impostos diminuem, o orçamento de uma maneira geral diminui. Agora, a questão de onde serão os cortes, nós temos que ver com a bancada dos parlamentares. São eles que autorizam ou não os cortes propostos”, disse, acrescentando que vai tentar evitar cortes como ocorreram no ano passado.

Milton Ribeiro destacou o papel fundamental dos hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) durante a pandemia de Covid-19, a exemplo do Lauro Wanderley (HULW/UFPB), que recebeu pacientes durante a crise em Manaus. “Os pacientes foram removidos para hospitais federais, naquela crise, em sua maioria, senão totalidade, hospitais universitários. A universidade estendendo a mão à saúde”, ressaltou o ministro.O ministro da Educação destacou ainda a importância da implementação, pelo governo federal, do diploma digital, no ano passado, realizado em parceria com a UFPB.

O Reitor Valdiney Gouveia destacou o momento ímpar da visita do ministro da Educação e destacou a importância do diálogo com o Ministério e com outras instituições, a exemplo da UFC e da Ufersa, para estabelecimento de parcerias que favoreçam a Universidade Federal da Paraíba. “Queremos construir um espaço de ciência, de tecnologia, de inovação, e de uma gestão comprometida com a sociedade. Queremos a Universidade num lugar cada dia mais elevado”.

Já o prefeito Cícero Lucena, que compôs a mesa do evento, junto com o ministro e o Reitor da UFPB, falou que o cuidado com a educação deve ser uma das prioridades da administração pública e espera que a parceria com o Governo Federal possa fortalecer as universidades e o ensino na Paraíba.Após a aula, acompanhado do Reitor, da Vice-reitora e uma comitiva da UFPB, o ministro percorreu setores do Campus I.

A visita faz parte de uma agenda organizada pela Reitoria com ministros do Governo Federal para mostrar as potencialidades e as carências da UFPB, para que a Instituição possa crescer cada vez mais.

“A nossa Universidade tem a possibilidade de oferecer ensino, inovação, pesquisa e tecnologia de qualidade. Desse modo, queremos e lutamos por uma Universidade efetivamente grande”, disse o Reitor.

* * *
Reportagem: Milena Dantas e Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias, Angélica Gouveia e Aline Lins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *