PolíticaÚltimas notícias

Márcio Melo Rodrigues solicita a Bolsonaro a implantação de usina de energia solar em Campina Grande

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSD) apresentou proposta na Câmara Municipal sugerindo ao presidente Jair Bolsonaro o desenvolvimento de estudos visando à implantação de usina de energia solar em Campina Grande.

Campina Grande, a exemplo de outras cidades do país, tem condições de abrigar uma usina desse porte, sendo indispensável para o desenvolvimento da economia local e com pioneirismo na região.

A empresa Enel Green Power iniciou operações daquela que alega ser a maior usina da América Latina, localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. A seção iniciada da usina São Gonçalo tem capacidade de 475 megawatts (MW) e teve um investimento total de R$1,4 bilhão. Uma segunda seção de 133 MW, em construção desde agosto de 2018 ao custo de R$422 milhões, está prevista para entrar em operação ainda este ano.

Com este novo projeto, o estado do Piauí agora assume a liderança da energia solar centralizada no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). São 989,9 MW de capacidade solar no estado, com o Ceará em segundo lugar (829,1 MW) e em terceiro a Bahia, com 776,8 MW. Um dos projetos solares do Piauí, o parque solar Nova Olinda, localizado na cidade de Ribeira do Piauí, era até então o maior da América do Sul, também construído pela Enel.

No total, o Brasil hoje acumula mais de 2,48 Gigawatts (GW) em capacidade de usinas solares em operação, somado a mais 883 MW de projetos em construção. A participação da fonte na matriz elétrica brasileira cresce rápido e, em março de 2019, desbancou a nuclear na 7ª colocação entre as maiores geradoras. Com atuais 1,4% da produção elétrica, a ABSOLAR prevê que a fonte solar se tornará líder da matriz elétrica até 2040, com 32% de participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *