CulturaNotícias urgentes

Livro lançado em A União traz importantes discobiografias

A Livraria A União recebeu, ontem, o lançamento de “1979 – O ano que ressignificou a MPB”, livro organizado pelo jornalista carioca Célio Albuquerque, que teve participação do também jornalista e crítico musical paraibano André Cananéa. A obra é uma coletânea de cem discobiografias lançadas ao longo de 1979 e conta com artigos sobre quatro produções paraibanas. (via Jornal A União)

Para o organizador do livro, o jornalista Célio Albuquerque, 1979 foi um ano atípico para a música popular brasileira (MPB) e é por isso que é tão importante conhecer parte dos discos que mais se destacaram nessa época. “Foi um ano de forte engajamento político para a música, as mulheres brilharam e o pessoal começou com produções independentes”, analisa.

Célio acredita que a História do Brasil está contida nas músicas brasileiras.“A MPB tem resposta para tudo. A construção da história da MPB é uma construção de crônica, algo visual. Isso justifica o motivo de consumirmos tanto nossa música nacional. A gente precisa ter um olhar mais carinhoso com a nossa História e com a música que traduz e conta tudo isso”, afirma o autor.

O gerente executivo de arte e cultura da Parahyba FM, André Cananéa, contribuiu para a obra com um artigo voltado ao disco Geraldo Vandré. “Quando recebi o convite de Célio, fiz o que gosto. Mergulhei nas biografias, fui ouvir o disco com calma, procurei entender o que levou a gravadora a lançar o disco de Vandré, que é um disco completamente apoiado na famosa música Pra não dizer que não falei das flores”, conta Cananéa, que, após
dar início à produção do artigo, levou cerca de trinta dias para finalizá-lo.

Durante a roda de conversa que antecedeu a sessão de autógrafos do livro, a  presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, ressaltou a importância de receber, também, lançamentos de obras de fora, mas que não deixam de contemplar a Paraíba. “Receber esta obra aqui é, para nós, motivo de muita alegria. Nós nem sempre
precisamos seguir o eixo Rio-São Paulo para ter um reconhecimento e 1979 prova isso”, Naná Garcez ressaltou que o lançamento foi mais uma oportunidade para enriquecer o acervo da livraria, que abriu as portas há pouco mais de um mês, no Espaço Cultural José Lins do Rego e está disponível também em ambiente virtual.

Além de leitores interessados em adquirir a obra, participaram do lançamento parte dos paraibanos que apoiaram o financiamento coletivo do livro. Agora, a próxima capital visitada por Célio para lançar 1979 – O ano que ressignificou a MPB (Garota FM Books, 576 páginas) é Fortaleza. O leitor paraibano, no entanto, já pode adquirir exemplares da obra na livraria A União.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *