CulturaÚltimas notícias

Juca Pontes morre, aos 65 anos, e deixa a cultura de luto na Paraíba

Morreu na madrugada de hoje, aos 65 anos, o poeta, jornalista e escritor Juca Pontes. Campinense, Juca morava há mais de 40 anos em João Pessoa. O prefeito Cícero Lucena, a Associação Paraibana de Imprensa (API), a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e vários intelectuais lamentaram a morte do jornalista, vítima de um infarto fulminante. O velório será realizado à tarde na Central São João Batista, no Centro de João Pessoa. Em seguida, o corpo será cremado e suas cinzas serão jogadas no mar da Praia dos Seixas, como era seu desejo.

“A API, a poesia, a literatura, a arte e todos os paraibanos estão hoje de luto pela partida repentina e precoce de Juca Pontes, que deixa um legado de amor a arte e a Paraíba”, declarou o presidente da associação, Marcos Wéric.

“O caráter, a cordialidade e o talento profissional de Juca Pontes o transformaram em uma das mais queridas e respeitadas personalidades da Cultura paraibana. Uma perda inestimável, só
recompensada, em parte, pelas memórias felizes que Juca deixa no coração de todas as pessoas que o conheceram”, diz nota da EPC assinada pela presidente, Naná Garcez, e outros diretores.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lamentou a morte do amigo. “Meu amigo, irmão, exemplo de brilhantismo na literatura e na vida, Juca Pontes, se foi. Juquinha foi um imortal, não pela cadeira que ocupou na Academia Paraibana de Letras, mas pelo respeito, carinho e amor com que se dedicou à língua portuguesa e ao afeto que compartilhou com aqueles que estavam ao seu redor”.

Juca era vice-presidente da Confraria Sol das Letras e diretor de cultura da API. Também foi fundador e era dono da Forma Editorial, que colocou no mercado livros de uma série de autores da Paraíba e de outros estados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *