Notícias urgentes

JP promove Dia D de imunização contra Pólio, Multivacinação e Covid-19 no sábado

Com intuito de garantir a imunização e ampliar a cobertura vacinal na Capital, a Prefeitura de João Pessoa realiza, no próximo sábado (17), mais um ‘Dia D’ de Mobilização contra Paralisia Infantil, Multivacinação e Covid-19 de adultos e crianças. Estarão recebendo os usuários todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Imunização e Policlínicas Municipais das 8h às 12h e o Mangabeira Shopping, das 8h às 16.

Neste ‘Dia D’ de Mobilização todas as vacinas que compõem o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI) estarão disponíveis. Para participar da campanha, basta comparecer a um dos pontos de vacinação portando documento de identidade com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação. A vacina da Polio é direcionada para crianças menores de 5 anos de idade e a Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Além da vacinação para crianças e adolescentes dentro da Campanha contra a Polio e de Multivacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também ofertará, nos mesmos pontos de vacinação, as vacinas contra Covid-19 e Influenza crianças e adultos sem necessidade de agendamento.

Em João Pessoa, apenas 33,57% das crianças entre 1 ano a menores de 5 tomaram as doses do imunizante que previne contra a Polio. A meta é imunizar aproximadamente 42 mil crianças.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacinação segue o seguinte esquema: A imunização contra a Poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.

Dados – De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Na rede SUS – A Rede Municipal de Saúde disponibiliza gratuitamente 18 tipos de vacinas que fazem parte do calendário de rotina e Programa Nacional de Imunização (PNI): BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela para as crianças. Já para os adolescentes, dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C; e para os adultos, dT, Hepatite B e Tríplice viral. Além disso, estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza.

Confira os pontos de vacinação do ‘Dia D’ (17.09)

Unidades de Saúde da Família (USF) * – das 8h às 12h
Centro Municipal de Imunização (CMI) – das 8h às 12h
Policlínicas Municipais – das 8h às 12h
Mangabeira Shopping – das 8h às 16h

*exceção das USFs (Vieira Diniz, Novais VI, mangabeira Integrada, Ilha do Bispo, Viver Bem, Mandacaru VIII e Policlínica Municipal de Mangabeira)

Fonte: Secom-JP
Foto- Dayse Euzébio/Secom-JP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *