Esportes

João Pessoa recebe etapa Brasileira do Circuito

Começou ontem (15), em João Pessoa, a última etapa da temporada 2023 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e Circuito Brasileiro Top 12. Os jogos estão sendo realizados em uma arena montada na Praia de Tambaú, em frente ao Busto de Tamandaré, até o domingo (19). Além desses circuitos a capital paraibana vai sediar do dia 22 a 26 de novembro, o Circuito Brasileiro Sub-21 e, pela primeira vez, a etapa do Circuito Mundial Elite 16, onde receberá os principais jogadores de vôlei de praia do mundo.

João Pessoa tem tradição na realização do evento e é a única cidade que nunca deixou de receber o circuito desde que o torneio foi criado em 1991. Em agosto, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) chegou a divulgar as etapas restantes no calendário de 2023 e a capital paraibana havia ficado de fora. Todavia, após diálogos do Governo junto à CBV, o evento retornou à cidade.

O Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Harlen Vilarim, estava presente na abertura do evento e fez questão de destacar esse importante trabalho do governo em manter a realização dele no estado. “Sem dúvida o governo do estado foi primordial para que esse circuito voltasse. A gente tinha perdido essa vaga, mas o governador João Azevedo, juntamente com o presidente da Federação Paraibana de Vôlei (FPBV), Carlos Fernandes (cascatinha) e Radamés Lattari, presidente da CBV, não mediu esforços para que pudéssemos manter essa etapa, haja vista que João Pessoa é a única capital do Brasil que não deixou de ser realizado”.

Harlen ressaltou ainda a realização, pela primeira vez, do Circuito Mundial Elite 16 que vai trazer os principais atletas do vôlei de praia do mundo às areias pessoense. “O governo do Estado fez mais um gol de placa não só trazendo o circuito Banco do Brasil de vôlei de praia, como o elite do mundo, o campeonato mundial, onde daqui vão ser escolhidas as duplas que vão representar o brasil nas olimpíadas”.

“É fantástico para o estado da Paraíba como desenvolvimento do esporte que isso atrai crianças que no futuro vem assistir se empolga e passa a pratica esporte. João Pessoa é uma das cidades mais queridas pelo atletas, pela organização. Porque o povo de João pessoa é apaixonada por esporte e por voleibol”, frisou Cascatinha, como é conhecido o presidente da FPBV.

A expectativa é que mais de duas mil pessoas, por dia, passem pela arena para prestigiar os jogos, entre população da grande João Pessoa e turistas que estão chegando à cidade para acompanhar as partidas. “João Pessoa tá lotada, os hotéis tudo cheios. E vale destacar, que o repasse do governo do estado ficou dentro da própria Paraíba, porque foram contratadas empresas daqui para montar toda essa estrutura”, enfatizou o secretário de esportes.

Ele contou ainda que várias autoridades esportivas já confirmaram presença e devem aparecer pelas praias de Tambaú nos próximos dias, a exemplo, do ex-atleta de voleibol Gilberto Amauri Godoy Filho, o “Giba”, o ex-jogador paraibano Zé Marcos que já foi secretário executivo de esportes e é campeão olímpico. “Estamos esperando também o “coração valente’, Washington Stecanela, que é secretário executivo de esportes do Estado de Sergipe. E outras autoridades que vão estar presente”.

Harlen confirmou a presença do Governador João Azevedo na premiação do circuito brasileiro no próximo domingo (19), bem como, na premiação do circuito mundial, no dia 26 de novembro. “Já está na agenda do governador. Ele vai fazer essa premiação tanto nesse domingo quanto no outro”.

Público elogia evento

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia é similar à Superliga no vôlei de quadra e ao Campeonato Brasileiro no futebol. É disputado anualmente em nove etapas, cada uma em estados diferentes e reúne atletas em formação e experientes em busca da medalha de ouro. Para essa nona etapa devem competir cerca de 500 atletas em busca de uma medalha de ouro e pontos no ranking brasileiro e internacional.

Cinco quadras foram montadas na praias, sendo uma delas a principal com arquibancada comportando cerca de 300 cadeiras, para deixar o público confortável. Nesse primeiro dia, apesar do calor, várias pessoas prestigiaram o evento. Muitos aproveitaram o feriado, é o caso da enfermeira, Maria Fernanda, que veio pela primeira vez ao circuito.

“Não conhecia o evento, mas fico empolgada com o vôlei que gosto bastante. Estou gostando, acho que é legal para nós, para incentivar até em mesmo em relação aos esportes em geral, porque incentiva o pessoal amador que não é profissional”, comenta.

Atletas buscam subir de categoria

A atleta Indira do Carmo, veio de Salvador com sua parceira Laisa com objetivo de subir para categoria principal. “A gente vai fazer mais dois jogos. São três para entrar na principal. Estamos confiantes”. Essa é a quarta vez que Indira vem a João Pessoa, mas a primeira que vem com sua dupla.

Fernanda Battistetti é de Campinas (SP) e está pela segunda participando da competição em João Pessoa. Ela chegou há um dia e se disse maravilhada com a organização do evento. “A estrutura é uma das melhores por enquanto, a gente percebe que teve um investimento muito bom. A arena é muito top, a estrutura, cadeiras, arquibancada, João Pessoa sempre é bom”.

Já o cearense Jean Albert vai participar, com sua dupla Jonatah, do Circuito Brasileiro e do Sub-21 na próxima semana, onde está o seu principal foco. “Nosso objetivo principal é o sub-21 que obtive um resultado muito bom no Rio de Janeiro, fiquei em terceiro lugar. A gente veio aqui buscar o lugar mais alto do pódio”, conta o atleta que veio de Fortaleza.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA 2023

16/11 (QUINTA-FEIRA) – Fase de grupos do Aberto – 9h30 às 17h30

17/11 (SEXTA-FEIRA) – Oitavas e quartas de final do Aberto; Fase de Grupos Top 12 – 9h às 19h

18/11 (SÁBADO) – Semifinais e finais do Aberto; Oitavas e quartas de final do Top 12 – 8h às 14h; Semifinais do Top 12 – 16h30 às 20h

19/11 (DOMINGO) – Finais do Top 12 – 9h às 12h

 

ETAPA ELITE DE JOÃO PESSOA – CIRCUITO MUNDIAL 2023

22/11 (QUARTA-FEIRA) – Torneio Qualifying – 9h às 20h

23/11 (QUINTA-FEIRA) – Fase de grupos – 9h às 21h

24/11 (SEXTA-FEIRA) – Fase de grupos – 9h às 21h

25/11 (SÁBADO) – Oitavas de final – 9h às 13h / quartas de final – 16h às 20h

26/11 (DOMINGO) – Semifinais – 8h às 12h / Finais e disputas de bronze – 14h às 18h

 

Matéria de Alinne Simões para o Jornal A União

Foto Antônio Ortilo/A União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *