João Pessoa realiza Dia da D da Campanha Nacional de Multivacinação neste sábado

Funcionamento das 8h às 16h
O público-alvo são crianças a partir de um ano de idade até adolescentes menores de 15 anos e conforme orientação do Ministério da Saúde, a campanha deve se estender até o dia 29 de outubro.

Os pais cujos filhos estão com seus esquemas vacinais incompletos têm a oportunidade de colocar o cartão de vacina das crianças e adolescentes em dia. Neste sábado (16), das 8h às 12h, as equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa de vacinação estarão mobilizadas para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente/2021.

O público-alvo são crianças a partir de um ano de idade até adolescentes menores de 15 anos e conforme orientação do Ministério da Saúde, a campanha deve se estender até o dia 29 de outubro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a multivacinação tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

De acordo com Fernando Virgolino, chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças nessa faixa etária e a orientação é que os pais levem os filhos, junto com a carteira vacinal, aos postos de saúde, para atualizar as doses que estejam em atraso.

“A imunização de crianças e adolescentes é a forma mais eficaz para o controle e a erradicação de doenças como sarampo, HPV, febre amarela, rubéola e poliomielite. Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, ficou mais evidente a importância da vacinação para a população. Ela é a segurança para que doenças já erradicadas não se manifestem mais e permite a segurança da população. Especialmente nesse momento de volta às aulas e de retomada das atividades cotidianas”, pontuou Fernando Virgolino.

Onde se vacinar?        
Funcionamento das 8h às 16h

Quem quiser se vacinar pode procurar qualquer Unidade de Saúde da Família próxima à sua casa, Policlínicas Municipais de Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Praias, além do Centro Municipal de Imunizações.

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Policlínicas – Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Praias

Centro Municipal de Imunização

Residencial Vista Alegre

Residencial Vista do Verde

Residencial Colinas de Gramame

Residencial Nice de Oliveira

Residencial Saturnino de Brito

Associação Engenho Velho

 

Por: Carolina Queiroz e Ângela Costa