Notícias urgentes

IPM comemora Dia Nacional do Aposentado com avanços para a categoria

Nesta terça-feira (24), é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. Na Capital, o órgão representativo da categoria é o Instituto de Previdência do Município (IPM-JP), responsável por gerir a previdência do quadro efetivo de funcionários da Prefeitura de João Pessoa desde 1984. O órgão atende aproximadamente 7.640 beneficiários e reforça o compromisso de garantir todos os direitos dos servidores públicos, com a aposentadoria por idade, invalidez, compulsória e pensão por morte.

“O IPM-JP presta um serviço de excelência na concessão de benefícios e na administração dos ativos financeiros do fundo previdenciário do município, com selo de excelência pró-gestão, emitido pelo Ministério da Previdência, o que gera tranquilidade e segurança aos servidores aposentados que tanto contribuíram para o crescimento da Prefeitura de João Pessoa”, enfatiza Caroline Agra, superintendente do órgão.

O selo de qualidade, concedido às instituições que possuem melhores práticas de gestão previdenciária e transparência nos processos, permite realizar melhores investimentos dos recursos e manter um alto nível de gerenciamento da instituição.

Além do selo, em 2022, o IPM-JP conquistou o 3° lugar no prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária e o Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), ficando em 7° lugar entre os institutos de previdência do país, na categoria de Investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que possui acima de cinco mil segurados ativos. “As premiações são o reconhecimento de boas práticas de gestão nesse tipo de regime”, enfatizou Caroline Agra.

No Dia Nacional do Aposentado o IPM-JP também comemora avanços na legislação. Em 2022, o Poder Legislativo Municipal aprovou a Lei Ordinária nº 14.487/2022. A lei altera a estrutura administrativa do instituto disposta na Lei 10.684 de 2005, possibilitando maior celeridade aos processos de concessão e cálculos previdenciários.

Prova de vida – Os aposentados contam, ainda, com a atualização cadastral anual, que é a Prova de Vida, procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos. O segurado deve fazer o agendamento no seu mês de aniversário através do portal (https://www.ipmjp.pb.gov.br) e se dirigir ao IPM-JP com seus documentos. Aquele que perder o prazo pode ter o benefício retido.

Benefícios – O IPM-JP dispõe do ‘Clube de Vantagens dos Aposentados’, que oferece descontos e promoções numa ampla rede de conveniados. O clube conta com diversas opções para os aposentados, que podem aproveitar o preço mais baixo em farmácias, clínicas médicas, planos odontológicos, óticas, lavanderias, escolas de idiomas, restaurantes, barbearias, entre outros. A lista completa dos conveniados está no site ipmjp.pb.gov.br.

Serviços prestados pelo IPM-JP:
– Concessão de aposentaria e pensão
– Revisão de aposentadorias e pensão
– Controle atuarial da PMJP
– Administração do Fundo Previdenciário
– Administração da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas
– Emissão de contracheques dos aposentados e pensionistas
– Emissão de Declaração de Imposto de Renda para aposentados e        pensionistas
– Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição para servidores da PMJP
– Serviço social para comprovação de Prova de Vida
– Recadastramento dos aposentados e pensionistas
– Educação previdenciária para os servidores ativos da PMJP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *