NacionalÚltimas notícias

Americanas lança nota pública sobre inconsistências contábeis

A nota pública emitida pela Americanas S.A. após a descoberta de significativas inconsistências contábeis é uma tentativa de se posicionar diante do público e dos investidores sobre o ocorrido. A empresa afirma que nunca teve conhecimento de manobras ou dissimulações contábeis e que sempre atuou com rigor ético e legal. Além disso, destaca contar com uma das maiores empresas de auditoria independente do mundo, a PwC, e que esta nunca, denunciou qualquer irregularidade.

No entanto, é importante destacar que a existência de inconsistências contábeis é um sério problema para qualquer empresa e pode prejudicar a confiança dos investidores e credores. A Americanas tem a responsabilidade de esclarecer as circunstâncias que levaram a essas inconsistências e tomar as medidas necessárias para corrigi-las.

A transparência e a colaboração da empresa são fundamentais nesse processo, e é importante que o comitê independente da companhia seja realmente independente e tenha todas as condições para apurar os fatos. Além disso, é essencial que a empresa seja transparente quanto às perdas sofridas pelos investidores e credores e que trabalhe com afinco para recuperar a confiança dos mesmos.

Em resumo, a nota pública da Americanas S.A. é uma tentativa de se posicionar diante do público sobre as inconsistências contábeis. No entanto, é importante que a empresa seja transparente e colabore para esclarecer as circunstâncias que levaram a essas inconsistências e que tome medidas para corrigi-las. A confiança dos investidores e credores é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e a Americanas tem a responsabilidade de trabalhar para recuperá-la.

 

Confira a nota na íntegra:

 NOTA PÚBLICA

 

No dia 11 de janeiro de 2023, por meio de “fato relevante”, a Americanas S.A. tornou pública a existência de significativas inconsistências em sua contabilidade. Desde então, sempre com transparência e imediatismo, vários esforços vêm sendo feitos para o correto tratamento dos desafios que hoje se colocam à empresa.

 

Usamos dessa mesma clareza para esclarecer de modo categórico e a bem da verdade que:

 

1) Jamais tivemos conhecimento e nunca admitiríamos quaisquer manobras ou dissimulações contábeis na companhia. Nossa atuação sempre foi pautada, ao longo de décadas, por rigor ético e legal. Isso foi determinante para a posição que alcançamos em toda uma vida dedicada ao empreendedorismo, gerando empregos, construindo negócios e contribuindo para o desenvolvimento do país.

 

2) A Americanas é uma empresa centenária e nos últimos 20 anos foi administrada por executivos considerados qualificados e de reputação ilibada.

 

3) Contávamos com uma das maiores e mais conceituadas empresas de auditoria independente do mundo, a PwC. Ela, por sua vez, fez uso regular de cartas de circularização, utilizadas para confirmar as informações contábeis da Americanas com fontes externas, incluindo os bancos que mantinham operações com a empresa. Nem essas instituições financeiras nem a PwC jamais denunciaram qualquer irregularidade.

 

4) Portanto, assim como todos os demais acionistas, credores, clientes e empregados da companhia, acreditávamos firmemente que tudo estava absolutamente correto.

 

5) O comitê independente da companhia terá todas as condições de apurar os fatos que redundaram nas inconsistências contábeis, bem como de avaliar a eventual quebra de simetria no diálogo entre os auditores e as instituições financeiras.

 

6) Manifestamos mais uma vez nosso compromisso de integral transparência e de total colaboração em tudo que estiver ao nosso alcance para esclarecer todos os fatos e suas circunstâncias.

 

7) Lamentamos profundamente as perdas sofridas pelos investidores e credores, lembrando que, como acionistas, fomos alcançados por prejuízos.
8) Reafirmamos o nosso empenho em trabalhar pela recuperação da empresa, com a maior brevidade possível, focados em garantir um futuro promissor para a empresa, seus milhares de empregados, parceiros e investidores e em chegar a um bom entendimento com os credores.

Redação.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *