Notícias urgentesPOLÍTICA LOCAL/NACIONAL

Hospital Santa Isabel realiza mais uma cirurgia bariátrica na próxima segunda-feira

Mais um paciente será beneficiado com o novo serviço de saúde que passou a ser oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, a realização de cirurgia bariátrica. O procedimento será realizado na próxima segunda-feira (10), no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).

Com uma equipe de profissionais chefiada pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, a cirurgia, técnica de diminuição do estômago destinada à redução de peso de pacientes com obesidade grave, está prevista para iniciar às 7h em um paciente do sexo masculino.

A primeira cirurgia bariátrica, que marcou o retorno dos serviços no HMSI, foi realizada, com sucesso, no dia 14 de dezembro, em uma mulher de 38 anos.

O procedimento integra a linha de cuidados de pacientes com obesidade grave. A expectativa é que sejam realizados 8 procedimentos por mês, beneficiando mensalmente 8 pacientes.

Estão aptos a passar pelo procedimento pessoas com graus 2 e 3 de obesidade, com comorbidades, pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40, independente da presença de comorbidades; assim como pessoas com IMC de 35, com comorbidades.

Os pacientes são encaminhados ao hospital para a realização do procedimento via regulação a partir das unidades de saúde da família.

A realização para a cirurgia exige todo um preparo, que vai desde um diagnóstico com o cirurgião e, a partir da indicação da cirurgia, o paciente é incluído no programa, que é constituído de avaliações multidisciplinares, feita por vários profissionais, como anestesista, nutricionista, endocrinologista, pneumologista, acompanhamento com psicólogo e assistente social.

Em conjunto, esses profissionais avaliam, preparam, estabelecem metas para o paciente, que é acompanhado pela equipe durante sua cirurgia e o período pós-cirurgia. Até um ano depois do procedimento, o paciente recebe o acompanhamento da equipe multidisciplinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *