Hospital de Trauma de João Pessoa registra aumento de atendimento às vítimas de acidente de trânsito

O mês de maio é marcado mundialmente pela campanha Maio Amarelo que tenta sensibilizar a sociedade e diminuir os números de acidentes de trânsitos. Por ser referência em traumatologia na Paraíba, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, recebe diariamente centenas dessas vítimas. Só nos quatro primeiros meses deste ano, foram registrados 3.299 atendimentos a acidentados, o que representa um aumento de 11% se comparado ao mesmo período de 2021, com 2.977 feridos.

O levantamento feito pelo setor de estatísticas do Hospital de Trauma mostra que acidentes com motocicleta lideram o ranking de casos que chegam até a emergência, representando 76% dos atendimentos de trânsito. Em 2021, foram 7.388 acidentes de motos, seguido por automóvel (766) e atropelamento (740).  Além dessas ocorrências, a unidade de saúde também recebe feridos por acidente de bicicleta, de caminhão ou ônibus, capotamento e queda de veículos, que, somados, representam 8%.

O diretor-geral do Trauma-JP, Laecio Bragante, lembra da importância de campanhas como o Maio Amarelo. “Sabemos que existem fatalidades, mas a maioria dos acidentes, principalmente de moto, que chegam ao complexo hospitalar, poderia ser evitado com direção segura e o uso correto dos equipamentos de proteção. Por isso, é fundamental alertar a população sobre os atendimentos às vítimas de acidente de trânsito no hospital e também a necessidade de prevenção”, observou.

O perfil dos pacientes que chegam na emergência em decorrência de acidentes de trânsito é prioritariamente formado por jovens e adultos, entre 20 e 40 anos, do sexo masculino. Entre os diagnósticos mais comuns estão fraturas dos ossos das pernas e dos braços, além do traumatismo crânio-encefálico (TCE).

No Hospital de Trauma da Capital, cerca de 30% dos feridos em acidentes de moto precisam ser internados e caso necessitem de cuidados, são acompanhados após a alta hospitalar. “No Ambulatório de Traumatologia da Paraíba (ATP), fazemos o acompanhamento dos pacientes que recebem alta, mas ainda necessitam de cuidados. São dez especialidades médicas atendendo, de segunda a sexta, de forma agendada”, destacou o diretor-geral.

Maio Amarelo – O tema deste ano é “Juntos salvamos vidas”. O Maio Amarelo é um movimento internacional, apartidário para redução de acidentes de trânsito. Tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito. Além de mobilizar toda a nossa sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam essa segurança para o cotidiano.