Notícias urgentes

Homem põe fogo no próprio corpo em protesto contra o STF: ‘Morte ao Xandão’

Um homem colocou fogo no próprio corpo na última terça-feira (31) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Segundo testemunhas, a ação foi parte de um protesto do rapaz contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Os relatos dão conta de que o suspeito se aproximou do canteiro central da Esplanada, encharcou-se com líquido inflamável e se incendiou. Neste momento, ele gritou: “Morte ao Xandão”, em referência ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Vítima é paulista e foi salva por populares

A vítima não teve a identidade revelada, mas tem 58 anos e seria natural de Botucatu, no interior de São Paulo.

Ela foi salva por pessoas que passavam pelo local, avistaram o fogo e conseguiram apagá-lo rapidamente, antes de chamarem o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Mensagens políticas com figuras internacionais

A Polícia Militar também foi acionada e, junto ao rapaz, encontrou diversos panfletos de cunho político, com imagens de figuras como:

o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela;

o alemão Johann Georg Elser, famoso por tentar matar Adolf Hitler;

Claus von Stauffenberg, líder da Operação Valquíria, que também tinha como intuito executar o ditador alemão.

Fotos tinha os dizeres: “Perdeu, mané”

Em todas as imagens, apareciam os dizeres “perdeu, Mané”, em alusão à frase dita pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso a um manifestante apoiador de Jair Bolsonaro (PL) que o incomodou em Nova York.

O rapaz foi levado às pressas para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), referência em tratamento a pacientes com queimaduras, onde segue internado. Não há informações sobre seu estado de saúde.

O que diz a polícia

A Polícia Militar do Distrito Federal confirmou, em nota, que foi acionada às 16h30 do último dia 31 para averiguar uma suposta tentativa de suicídio e encaminhou a pessoa ferida ao hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *