Gerais

Governo inicia obra de implantação do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Cariri

Como parte do Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB), executado pelo Governo da Paraíba, a Cagepa está iniciando as obras de implantação do Sistema Adutor Transparaíba – Ramal Cariri, que vai beneficiar cerca de 150 mil habitantes de 18 municípios paraibanos. O projeto prevê um investimento significativo de R$ 413 milhões provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e atenderá um conjunto de municípios que compõem o Cariri paraibano, proporcionando uma melhoria substancial no abastecimento de água para essas localidades.

As cidades beneficiadas serão: Monteiro, Prata, Ouro Velho, Sumé, Amparo, Serra Branca, Livramento, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Parari, Desterro, Teixeira, Cacimbas, Taperoá, Santo André, Gurjão, Assunção e Junco do Seridó. Além dessas cidades, a adutora também atenderá aos distritos de Pio X e Santa Luzia do Cariri. Outro ponto relevante é a construção de 37 chafarizes ao longo da adutora, que contribuirão para a disponibilização de água em áreas estratégicas.

Esse projeto representa um avanço significativo no que diz respeito ao abastecimento de água na região do Cariri Paraibano, atendendo às demandas das comunidades locais e contribuindo para a qualidade de vida da população. As primeiras intervenções serão realizadas no município de Monteiro.

As equipes que atuarão na execução dos serviços estarão devidamente identificadas com crachás e uniformes para maior segurança da comunidade.

Em maio, quando visitou o Ramal Curimataú (foto), o governador João Azevêdo comentou: “A adutora Transparaíba significa a redenção do Curimataú paraibano. Essa obra está num ritmo intenso, e estamos trabalhando em três frentes: na estação de tratamento, que fica em Boqueirão; um pequeno trecho que falta para fechar a adutora e chegar até Soledade.  E estamos trabalhando na adutora, a partir daquele ponto, de Cubati até Sossego. Agora em dezembro, teremos a estação de tratamento de Boqueirão pronta; a adutora de Boqueirão até Soledade também pronta, já melhorando  as condições de abastecimento mesmo antes de a adutora estar concluída”, afirmou, ressaltando que o restante da adutora de Soledade até Frei Martinho ficará pronto em dezembro do próximo ano.

 

Secom-PB
Foto: José Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.