Governo entrega 33ª Casa da Cidadania na cidade de Cacimba de Areia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entregou, nessa terça-feira (25), mais uma Casa da Cidadania, a 33ª unidade, contemplando os habitantes de Cacimba de Areia, no Sertão paraibano, que agora não precisarão se deslocar a outras cidades para ter acesso à documentação e outros serviços.

Na nova Casa, a população poderá dispor dos serviços do Instituto de Polícia Científica (IPC), por meio do qual será disponibilizada a emissão de Carteira de Identidade (RG) Digital. Os moradores de Cacimba de Areia e cidades vizinhas também poderão emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de terem acesso aos serviços do Empreender Paraíba, Sebrae e Junta Militar. Em breve também será possível ter acesso no local à emissão da Carteira Profissional de Trabalho e Previdência Social (CTPS. O atendimento será prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, a princípio por ordem de chegada.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, que na ocasião representou o governador João Azevedo, de quem transmitiu as saudações, destacou a importância da instalação de uma Casa da Cidadania em um município. E ainda enfatizou a parceria com os deputados federais Hugo Motta e Efraim Morais Filho, presentes ao evento, que também contou as presenças da ex-deputada estadual Francisca Mota, do prefeito de Passagem, Magno de Bá, e da prefeita de Quixaba, Cláudia Macário, entre outras autoridades.

Na ocasião, o secretário Tibério Limeira adiantou que outras três Casas da Cidadania também já estão prontas para serem inauguradas: Itabaiana, na próxima segunda-feira (31), Solânea e Tacima. “Isso reforça o compromisso e a prioridade que dá o governador João Azevêdo em garantir dignidade e acesso à documentação das pessoas. Porque acesso à documentação é acesso a direito, ninguém consegue acessar benefícios sociais, acessar absolutamente nada, se não for através da documentação básica, esse é o primeiro passo. E encurtar distâncias melhora a vida das pessoas. Quem saía das zonas rural e urbana de Cacimba de Areia para Patos não precisará mais, o que faz que tenham mais dignidade”, ressaltou.

“João Azevêdo é também o responsável por mais que dobrar o número de Restaurantes Populares no Estado. Saímos de quatro restaurantes em 2019, e chegaremos agora em fevereiro inaugurando o décimo Restaurante Popular, na cidade de Monteiro. Já inauguramos novos restaurantes em Cajazeiras, Guarabira, São Bento, Pombal e Sousa, o que também demonstra o compromisso do governador com quem mais precisa”, reforçou, citando ainda outros programas sociais voltados para pessoas de baixa renda ou que moram nas ruas, como Tá na Mesa e Prato Cheio, que, somados, distribui cerca de 50 mil refeições no Estado. “Isso é compromisso com a política social, é cuidar das pessoas”, frisou Tibério Limeira.

O prefeito de Cacimba de Areia, Rogério Campos, agradeceu e evidenciou a importância de receber em seu município a 33ª Casa da Cidadania: “Gostaria de agradecer ao governador João Azevêdo, e ao secretário Tibério Limeira por ter trazido essa grande obra para o município, não apenas para nosso município de Cacimba de Areia, mas também para as cidades circunvizinhas: Passagem, Quixaba, Baraúnas e Salgadinho, cujas populações poderão usufruir dos serviços ofertados pela Casa. Há muito tempo pleiteávamos essa Casa para nosso município, o que é muito importante para todas as cidades onde estão sendo instaladas”, comemora o prefeito.