Gerais

Governo do Estado inicia aulas de pós-graduação em Recursos Hídricos

O Governo do Estado deu início, neste fim de semana, às aulas da pós-graduação “Gestão Sustentável em Recursos Hídricos”. O curso, oferecido para servidores e integrantes dos Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), é realizado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A aula inaugural foi ministrada na Casa Fiep, em João Pessoa, na sexta-feira (11), pelo professor doutor em recursos naturais pela UFCG, Guttemberg da Silva. “Este é mais um diferencial nesta moderna gestão das águas na Paraíba: a capacitação. Quando você tem uma equipe qualificada você tem um melhor resultado no trabalho, temos qualidade, agilidade e uma maior produção. Antigamente, a gente não tinha isso”, lembrou Guttemberg.

Na abertura do evento, o diretor administrativo-financeiro da Aesa, Joacy Mendes Nóbrega, destacou os investimentos da Aesa em capacitações. “Este ano, tivemos 51cursos ofertados, quase 1.000 pessoas capacitadas e 16 estados contemplados. Parte importante do recurso utilizado nestas capacitações vem do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas [Progestão], da Agência Nacional das Águas [ANA]. Para receber os recursos, nós precisamos cumprir metas, entre elas estão as capacitações”, explicou.

A diretora da Faculdade Senai Paraíba, Cláudia Lopes, informou que o conteúdo desta pós-graduação foi elaborado pela Aesa. “Não era um curso que estava sendo oferecido pela nossa faculdade. Ele foi pensado e construído pelos técnicos desta agência das águas. Esta é uma oportunidade de ouro para servidores do Governo do Estado e membros dos comitês de bacias aprenderem ainda mais sobre este tema que é tão importante”, concluiu.

A primeira cadeira do curso, Climatologia e Recursos Hídricos, está sendo ministrada pelo professor doutor em Meteorologia pela UFCG, Alexandre Magno Teodósio.As aulas ocorrem nas sextas-feiras (no turno da tarde) e aos sábados (manhã e tarde).

Secom-PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *