Notícias urgentes

FUTEBOL DE 5: Bruno homenageia campeões na Paralimpíada e anuncia bolsa de incentivo para formação de atletas

Os atletas campeões e a equipe técnica da Seleção Brasileira de Futebol de 5, consagrados com Medalha de Ouro, nas Paralimpíadas de Tóquio, Japão, foram recepcionados e homenageados, na tarde desta quinta-feira, 9, no Palácio do Bispo, pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. O vice-prefeito Lucas Ribeiro, também esteve presente, além de muitas outras autoridades e representantes do mundo esportivo local.Durante a solenidade, marcada pela emoção, o prefeito reforçou o seu compromisso em relação às políticas públicas de inclusão, anunciando, entre outras medidas, a criação de uma bolsa de incentivo para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos.

Segundo Bruno, as ações de incentivo ao esporte, sobretudo o paraolímpico, fazem parte de um amplo conjunto de políticas públicas, destinado a tornar Campina Grande conhecida nacionalmente como a “cidade da inclusão”, com a valorização da cidadania em todos os âmbitos, como esporte, saúde, educação e empreendedorismo.

Sobre o programa de incentivo ao esporte, mediante a garantia de bolsas para os atletas locais, o prefeito informou que, no tempo oportuno, vai detalhar como ele será desenvolvido, mesmo porque um projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal. Bruno ainda se comprometeu em expandir os equipamentos esportivos da cidade, beneficiando os bairros e distritos.

Sobre a homenagem, o prefeito disse que representa um justo reconhecimento a um grupo de atletas, cujo desempenho proporcionou muito orgulho para o Brasil, especialmente para o povo campinense. “A verdade é que o Brasil foi penta no Futebol de 5 e Campina Grande é, de fato, campeã”, disse Bruno, lembrando, inclusive, que alguns componentes da seleção vencedora fazem parte da gestão municipal.

Conquista

Durante a solenidade, além do prefeito, falaram enaltecendo o feito dos atletas locais, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Cledson Rodrigues (Dinho); e a vereadora Eva Gouveia, em nome da Câmara Municipal. Ambos destacaram a política municipal de incentivo ao deporto, mediante a implantação de parques, áreas de lazer e muitas outras formas de apoio destinadas a formar e a projetar grandes atletas.

Em nome da equipe campeã olímpica, falou o técnico Fábio Vasconcelos, que agradeceu ao prefeito pelo permanente apoio, ressaltando o potencial esportivo de Campina Grande, cuja população conta com áreas destinadas à prática de diversas modalidades esportivas. Em sua visão, Campina também caminha a passos largos para ser um referencial no campo do paradesporto.

Quem também agradeceu pela homenagem foi o goleiro Mateus Costa, garantindo que já nas próximas Paralimpíadas, a serem realizadas na França, Campina Grande tem tudo para voltar a ser brilhantemente representada.

Presenças

Ainda prestigiaram a solenidade os secretários Gilbran Asfora (Chefe de Gabinete), Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia), Gisele Sampaio (Cultura), Valker Neves (Semas), Rosália Lucas (SEDE), Aécio Melo (Procuradoria Geral) e Edna Silva (coordenadora da Pessoa com Deficiência). Também compareceram os vereadores Aldo Cabral, Luciano Breno e Alexandre do Sindicato, além do suplente de deputado federal Rafael Pereira de Sousa (Rafafá); o presidente do Instituto dos Cegos, John Queiroz;a atleta paraolímpica e embaixadora da Associação dos Amigos da Atrofia Muscular Espinhal, Laissa Guerreira; entre outras personalidades.

Trajetória dos homenageados

Fábio Vasconcelos – Treinador da Seleção Brasileira de Futebol de 5 nas duas últimas Paralimpíadas. Foi campeão em 2004, 2008 e 2012 como goleiro, passando a ser treinador em 2016 e agora conquistando o pentacampeonato. Ele é o coordenador do setor de paradesporto na Sejel.

Josinaldo Costa (Bamba) – Auxiliar Técnico da seleção brasileira.

Mateus Costa – Atual goleiro da Seleção, tendo conquistado a sua primeira Paralimpíada. Como goleiro, participou de jogos contra o Japão e a França.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *