Últimas notícias

Forte terremoto atinge Mianmar e Tailândia e deixa mortos; veja vídeos

Um forte terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Mianmar , no Sudeste Asiático, atingiu nesta sexta-feira (28) também a vizinha Tailândia, deixando vários mortos. Um prédio em construção desabou na capital tailandesa, Bancoc, assim como edifícios ruíram em cidades birmanesas, com dano maior em Mandalay, segunda maior cidade de Mianmar.

O número de mortos ainda é incerto, e novas atualizações aumentam a cifra rapidamente. De acordo com o jornal americano The New York Times, um médico do Hospital Geral de Mandalay afirmou que pelo menos 20 pessoas morreram e 300 ficaram feridas.

Já na Tailândia, o terremoto matou ao menos três pessoas, de acordo com o governador da capital, Chadchart Sittipunt —segundo o Instituto Nacional de Medicina de Emergência do país, uma estava no arranha-céu que desabou e onde dezenas de trabalhadores foram resgatados. Uma autoridade afirmou ao New York Times que 70 pessoas ainda estavam desaparecidas no local.

Veja esse outro vídeo em que aparece edifício em construção desabando clicando aqui: https://youtu.be/a7uce2qNK5U

O terremoto ocorreu na hora do almoço, às 12:50 locais (3h20 da manhã de Brasília, que está 9h30 atrasada em relação à região). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o evento de magnitude 7,7 ocorreu a uma profundidade de 10 km, seguido 11 minutos depois por uma forte réplica de 6,4 e por outras mais moderadas. Quanto mais próximo for o sismo da superfície terrestre, maior será o estrago —tremores a até 70 km de profundidade costumam ser considerados superficiais.

O epicentro foi a 17 km de Mandalay, cidade de cerca de 1,5 milhão de pessoas que é a antiga capital real de Mianmar e um importante centro para o budismo. Na capital tailandesa, turistas correram em roupões e trajes de banho em pânico enquanto caía água de uma piscina no topo de um hotel de luxo, segundo testemunhas —cena que rapidamente se espalhou nas redes sociais.

 Folha/UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.