Notícias urgentes

Entenda como está o sistema de ônibus de João Pessoa após alterações

Desde a última terça-feira (27), oito linhas do transporte coletivo passaram a ter a última saída às 22h20, em João Pessoa. A medida foi tomada pela Superintendência de Mobilidade Urbana da Capital (Semob-JP), que anunciou que a ação tem como objetivo atender aos funcionários e usuários dos shoppings, considerando a mais recente medida de flexibilização anunciada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), normalizando o horário de funcionamento do comércio. Confira acima, no vídeo da TV Correio, como fica a circulação dos ônibus após as alterações.

Mudanças ocorridas nesta semana buscam atender aos funcionários e usuários dos shoppings, considerando as medidas de flexibilização

Outras mudanças

A Semob-JP anunciou para a próxima terça-feira (3) o retorno da linha 520 (Altiplano/Epitácio). Além disso, desde esta quinta-feira (29) houve o reforço do número de viagens das linhas 105 (Cidade) e 9901 (Mangabeira – Valentina).

A linha 520 vai voltar a circular com 10 viagens diárias. Ela volta à atividade atendendo solicitações de moradores do Altiplano, Cidade Recreio e Quadramares, estes últimos assistidos até então pela linha I001, que vai até o Terminal do Altiplano. Com a retomada, eles passam a ter uma ligação direta com a Avenida Epitácio Pessoa.

Reforço
Os passageiros das linhas 105 e 9901 podem contar com mais viagens diárias. A 105 ganhou 13 viagens, passando a cumprir o itinerário 47 vezes ao dia. No caso da 9901 são 12 viagens extras, o que eleva para 33 o número de vezes em que a rota é cumprida.

Todos as linhas em atividade, assim como os seus itinerários e horários de saída dos terminais estão disponíveis no Portal de Serviços da Semob-JP, neste link. Pelo aplicativo Jampa Bus, o usuário pode ainda verificar em qual horário o ônibus vai passar na sua parada, permitindo um melhor planejamento do tempo.

Orientações sobre integração
Com a intenção de orientar os passageiros que estavam habituados a realizar a integração física no Terminal do Varadouro, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) colocou orientadores no local para esclarecer as dúvidas e explicar o atual modelo de integração. Hoje, é possível integrar em qualquer parada de ônibus da Capital por meio do cartão de bilhetagem eletrônica Passe Legal.

A mudança, implementada desde a retomada da operação do transporte público, permite que mais pessoas consigam pegar dois coletivos pagando apenas uma passagem. De acordo com o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Junior Moreira, o foco agora é massificar para população como está funcionando a integração. Por isso, além de colocar funcionários treinados no Varadouro, o sindicato criou uma atendente virtual, Lelê, que está disponível para tirar dúvidas no WhatsApp através do número 83 99890-4622.

Atualmente, o tempo mínimo para integrar é 80 minutos e existem apenas três situações em que não é possível fazer a integração: entre linhas circulares, são elas 1500, 5100, 3200, 2300, 1510, 5110 e 1001; entre linhas que têm o mesmo terminal de bairro; e tentando utilizar a mesma linha para ir e voltar de um local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *