GeraisNotícias urgentes

Doação de múltiplos órgãos transforma vida de quatro paraibanos

Uma doação de órgãos, realizada no Hospital de Trauma de Campina Grande na tarde deste sábado (10), vai promover a transformação na vida de quatro paraibanos que aguardavam na fila de espera.  O paciente doador estava internado na unidade desde a última terça-feira (6), vítima de um trauma crânio encefálico (TCE), em decorrência de um acidente automobilístico. Ele tinha 43 anos e já tinha expressado em vida o desejo da doação e, assim, a família decidiu pela autorização, após a confirmação da morte encefálica.

Foram doados o rim direito, para um homem de 32 anos, o rim esquerdo, para uma mulher de 37 anos, e as duas córneas, que primeiro são levadas para avaliação no Banco de Olhos.

Antes da cirurgia de retirada dos órgãos, a família participou do cortejo da vida junto com os profissionais do hospital. O momento, em que se forma um corredor humano em silêncio, é uma homenagem ao gesto do doador.

“Através dessa doação quatro pessoas terão de volta uma qualidade de vida melhor e a esperança renovada. Nossa gratidão à família doadora pelo gesto tão nobre, que, apesar de toda dor, não desistiu de fazer o bem para outras pessoas, e ainda a toda equipe da Central de Transplantes, que a cada dia se esforça para fazer a diferença na vida dos paraibanos que aguardam por um órgão”, enfatiza a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Dias.

Esse ano na Paraíba, a Central de Transplantes já registrou 31 doações efetivas e 277 transplantes.

Fonte: Secom/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *