GeraisNotícias urgentes

Dia D da Campanha de Multivacinação e Poliomielite será neste sábado em todo Estado

No próximo sábado (17), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite. A ação acontece em todo estado e prevê atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade, além de promover a vacinação indiscriminada contra a pólio para crianças de 1 a menores de 5 anos. A campanha faz parte do projeto Vacina Mais Paraíba e a abertura oficial será em Santa Rita, na Praça da Criança, em Tibiri II, às 9h30.

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, convoca a todos os pais e responsáveis para que levem suas crianças e adolescentes aos mais de mil postos de vacinação espalhados em todos os 223 municípios. “A ação foi pactuada com todos os secretários municipais de saúde no intuito de facilitar o acesso aos locais de vacinação para todos os pais que não têm disponibilidade durante a semana”, explicou a secretária.

Renata Nóbrega fez um alerta quanto à vacinação contra a poliomielite. “Hoje, estamos em segundo lugar no país com cobertura de 66,02%. Mas ainda não é um número desejável, uma vez que a meta é 95%”, disse. O público total a ser vacinado contra a poliomielite na Paraíba é de 227.851 crianças. Até agora, 150.426 receberam a vacina e mais de 77 mil não compareceram para receber o imunizante.

De acordo com o Ministério da Saúde, o estado brasileiro que ocupa o primeiro lugar na vacinação contra a pólio é Alagoas, com 66,29%. A Paraíba aparece na sequência, com 66,02%; Santa Catarina está em 3º (59,66%); Sergipe aparece em 4º, com 58,68% e Pernambuco está na quinta colocação, com 57,32%.

Dos 223 municípios paraibanos, os que alcançaram melhores índices de vacinação contra a pólio são: São José de Princesa (126,07%), São João do Cariri (115,20%), Serra Grande (113,11%), Santo André (110,81%) e Areia de Baraúnas (108,33%). Já os municípios paraibanos com menores índices são: Mamanguape (34,76%); João Pessoa (36,83%), Campina Grande (38,01%), Cabedelo (40,33%) e Casserengue (43,41%).

Segundo a técnica do Núcleo de Imunizações da SES, Milena Vitorino, a expectativa de melhoria nas coberturas não é apenas referente à poliomielite, mas para todas as vacinas do calendário nacional de imunizações. “Todo o estado encontra-se abastecido com as vacinas inclusas no calendário do Ministério da Saúde. Esperamos uma maior adesão dos responsáveis, como também acesso e busca ativa por parte dos municípios”, declarou.

Durante a Campanha e no Dia D de Mobilização do projeto Vacina Mais Paraíba serão ofertados mais de 19 imunobiológicos (BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10,  Meningo C,  Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT),  Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa, Influenza (esta ofertada durante Campanha anual),  Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23) e Covid-19).

Apenas cinco municípios paraibanos escolheram outras datas para o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite: Pedro Régis, Mataraca e Marcação realizarão a ação na sexta-feira (16); Alhandra, no dia 21, próxima quarta-feira, e Capim, que programou o Dia D para a segunda-feira, 26 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *